A luta de quem deseja emagrecer

Muitas pessoas que desejam emagrecer gastam muito tempo de suas vidas seguindo receitas, dietas e programas de emagrecimento que não funcionam. Com o passar dos anos, essas pessoas vão ficando cada vez mais descrentes, e acabam desanimando de buscar novas maneiras de perder peso com saúde.

A indústria do emagrecimento é gigantesca, e prega muitas mentiras naquelas pessoas que enfrentam problemas com a balança. Para se ter uma ideia, a indústria do emagrecimento movimenta aproximadamente US$ 35 bilhões por ano. É muito dinheiro! E em nome dessa montanha de dinheiro as empresas que fabricam produtos para pessoas obesas criam comerciais e outras artimanhas que prometem “solucionar” de uma vez por todas o problema do excesso de peso. Mas é claro que isso não passa de promessa.

Isso é muito grave, pois as pessoas caem nessas armadilhas, e acabam gastando muito dinheiro e tempo com essas falsas soluções.

Mas a verdade é que não existem fórmulas mágicas para a perda de peso. O processo de emagrecimento exige disciplina, compromisso, disposição e vontade de vencer. Além disso, é preciso contar com a orientação de profissionais de saúde competentes.

Para uma pessoa emagrecer de vez, ela precisa, em primeiro lugar, abandonar os hábitos alimentos nocivos. Alimentos ricos em sódio, açúcares e gorduras trans, devem ser riscados do cardápio. É preciso também abrir mão de refrigerantes, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas. A recomendação é sempre dar preferência aos alimentos integrais e orgânicos.

Além de mudar os hábitos alimentares, é preciso também mexer o corpo. Alguns exercícios físicos, como a esteira, por exemplo, podem ajudar a emagrecer de forma saudável. Mas existem outros exercícios ainda mais eficientes. Alguns tipos de treinos intervalados podem ser feitos em casa, e por serem de alta intensidade, são muito rápidos, ou seja, a pessoa precisará gastar apenas alguns minutos do seu dia para se exercitar. Os treinos intervalados são excelentes para a perda de peso, e ajudam o corpo a queimar gordura por até 48 horas.  

Os profissionais de saúde precisam ajudar as pessoas a compreenderem que a maioria das “verdades” que a mídia fala sobre o emagrecimento não passa de estratégias de marketing. Essa atitude é muito importante, e pode ajudar muita gente a vencer a obesidade.

About Andersonc

Formado em Psicologia pela PUC Minas.

Comments are closed.