RedePsi - Psicologia

Notícias

Pesquisa afirma que suco de frutas diminui absorção de remédios

Uma pesquisa apresentada no encontro nacional da American Chemical Society, na Filadélfia, nos Estados Unidos, afirma que tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), a maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos.
Uma pesquisa apresentada no encontro nacional da American Chemical Society, na Filadélfia, nos Estados Unidos, afirma que tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), a maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos.

Segundo o chefe da pesquisa, o professor de químico-farmacologia David Bailey, da Universidade de Western Ontario, no Canadá, o efeito dos sucos de frutas pode, inclusive, anular totalmente o efeito dos remédios.

Entre os remédios afetados estão alguns receitados para doenças cardíacas, câncer, rejeição a órçãos transplantados e infecção. Este foi o primeiro estudo controlado do efeito do suco sobre drogas em humanos.

Vinte anos atrás, Bailey descobriu que o suco de grapefruit aumentava drasticamente a absorção do medicamento felodipina, usado para tratar pressão alta, provocando overdoses perigosas.

Depois disso, outros pesquisadores concluíram que o suco da fruta tinha o mesmo efeito sobre quase 50 medicamentos. Como resultado, muitos rempedios hoje carregam advertências sobre sua ingestão com o suco da fruta.

Nesta última pesquisa, a equipe de Bailey deu fexofenadina, um anti-histamínico usado para combater alergias, a voluntários saudáveis. Alguns voluntários tomaram o remédio acompanhado de um copo de suco de grapefruit, outros com água pura e um terceiro grupo com água acompanhada de naringenina, o ingrediente ativo da grapefruit.

Entre o grupo que tomou o medicamento acompanhado do suco, apenas metade do remédio foi absorvida, em comparação com os voluntários que beberam água pura. Segundo o cientista, essa diferença pode ser crucial no tratamento.

O cientista explica que a naringenina parece bloquear um "transportador" da droga, chamado OATP1A2, que tem o papel de levar o remédio do intestino para a corrente sanguínea. Este bloqueio diminuiria a absorção da droga e neutralizaria seus efeitos benéficos, afirma Bailey.

Segundo a pesquisa, os sucos de grapefruit, maçã e laranja deram mostras de diminuir a absorção da etoposida, um agente usado nos tratamentos contra câncer; alguns bloqueadores beta usados no tratamento de pressão alta e prevenção de ataques cardíacos (atenolol, celiprolol, talinolol); ciclosporina, usada para tratar a rejeição a orgãos transplantados e alguns antibióticos.

Segundo o cientista, os sucos de maçã e laranja parecem conter substâncias parecidas com a naringenina, que inibem o transportador. Bailey aconselha os pacientes a sempre ingerir os remédios com um copo de água, em vez de suco.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter