RedePsi - Psicologia

Notícias

Um Ano de Gestão

No dia 8 de setembro terá transcorrido um ano desde a posse da atual gestão. Ainda há muito a fazer, mas não podemos deixar de destacar parte desse percurso:

No dia 8 de setembro terá transcorrido um ano desde a posse da atual gestão. Ainda há muito a fazer, mas não podemos deixar de destacar parte desse percurso:

Setembro a dezembro de 2007

Fechamento das atividades relativas ao VI Encontro Nacional da ABEP;
Organização do seminário Os Processos Avaliativos do Mec, o Ensino e Formação nos Cursos de Psicologia;

Participação em eventos: União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI) e Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO);

Participação nas reuniões do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e em GTs nele constituídos;

Participação nas reuniões e nas atividades do Fórum Nacional de Educação das Profissões da Área de Saúde (FENPAS).

Janeiro a agosto de 2008

Organização e realização do Projeto Direitos Humanos no ensino de psicologia;

Participação em vários eventos: ANPPEP, Encontros Regionais da ABEP, atividades e encontros promovidos por Conselhos Regionais de Psicologia, Semanas acadêmicas e

Semanas de Psicologia organizadas por instituições de ensino ou Centros Acadêmicos,

Seminários e atividades promovidas pelo CFP e instâncias governamentais;

Participação ativa na luta pela reinserção da Psicologia no Ensino Médio;

Parceria na organização do dia Nacional BVS-PSI;

Acompanhamento de vários temas em discussão no CFP e CRPs, visando a construção de parcerias que envolvam o tema do ensino e formação em psicologia;

Participação nas reuniões do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e em GTs por ele constituídos;

Participação nas reuniões e nas atividades do Fórum Nacional de Educação das Profissões da Área de Saúde (FENPAS);

Participação da reunião com a Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais e em Área profissional (CNRMS) para discussão da concepção e formação das Câmaras Técnicas.

Atividades já pautadas para os meses entre setembro a dezembro de 2008

Acompanhamento da realização do Projeto Direitos Humanos no ensino de psicologia;

Organização e realização do Seminário Nacional do Projeto Direitos Humanos no ensino de psicologia;

Continuidade da luta pela reinserção da Psicologia no Ensino Médio;

Participação em vários eventos em que a ABEP foi convidada: Encontros Regionais da ABEP, atividades e encontros promovidos por Conselhos Regionais de Psicologia, reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, Semanas acadêmicas e Semanas de Psicologia organizadas por instituições de ensino ou Centros Acadêmicos, Seminários e atividades promovidas pelo CFP e instâncias governamentais;
Realização da plenária de Núcleos;

Participação nas reuniões do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) e em GTs por ele constituídos;
Entrega do Prêmio Silvia Lane;

Início do recebimento de contribuições para a revista Psicologia: Ensino e Formação, ora em finalização de suas atividades de organização interna;

Participação no Seminário Nacional de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional.

Janeiro a agosto de 2009

Muito está por vir, aguarde!

Com certeza as atividades aqui elencadas não esgotam todo o trabalho da ABEP neste período, mas permitem vislumbrar que o grupo gestor nacional vem fortemente empenhando seus esforços na construção de uma associação forte e que privilegia assuntos diferenciados e de interesse de seu corpo de associados.

Mas todo este movimento precisa estar fortalecido pela participação dos associados, seja presencialmente nas reuniões do seu Núcleo ou nos eventos realizados pela entidade. Não deixe de atuar nos espaços que consolidam nossa entidade e colaboram com a construção da psicologia compromissada que queremos.

Envelhecimento

A ABEP integra GT formado pelo CFP sobre Envelhecimento, tema que consta entre as teses que a categoria debateu e aprovou no VI CNP. Em uma das reuniões tomamos conhecimento da RESOLUÇÃO No- 16 do CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DO IDOSO, de 20 DE JUNHO DE 2008, publicada no Diário Oficial da União em 20 de julho, que transcrevemos a seguir, como informação.

Resolução nº 16, de 20 de Junho de 2008

Dispõe sobre inserção nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, no uso das atribuições estabelecidas pelo Decreto nº 5.109, de 17 de junho de 2004, tendo em vista o que dispõe o Art. 10, Inciso III, da Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, e o Art. 22 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, e considerando deliberação do Plenário em Reunião Extraordinária realizada no dia 20 de junho de 2008, resolve:

Art. 1º O Ministério da Educação deverá desenvolver procedimentos no sentido de fazer inserir nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimento sobre a matéria.

Art. 2º O Ministério da Educação deverá considerar a inserção de conteúdos sobre envelhecimento nos currículos universitários como requisito indispensável no processo de avaliação dos cursos superiores.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO ROBERTO BAROBSA RAMOS

Organize-se, dia 11 de setembro haverá nova mesa on-line com o tema Formação nos cursos de Psicologia e o desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos.

Não deixe de assistir e participar das discussões organizadas no seu estado.

Palestrantes

Marcos Ribeiro Ferreira: Psicólogo, doutor em Psicologia Social. Presidente da ABEP no período 2005 a 2007. Organizador de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia e da Biblioteca Virtual Latino-americana de Psicologia.

Eduardo Bittar: é livre-docente e doutor em Direito, professor associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP); pesquisador-sênior do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); secretário-executivo da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP-USP); professor do Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco (UniFIEO).

Dijaci de Oliveira: Doutor em Sociologia, professor da UFG e pesquisador associado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos. Foi consultor em Direitos Humanos da Coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos (SECAD – MEC), tendo como áreas de atuação a Sociologia da Violência, Sociologia da Cultura e Direitos Humanos.

Se tiver dúvidas escreva para [email protected]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter