RedePsi - Psicologia

Notícias

Pesquisa sugere que bebê de mãe deprimida tem sono mais irregular

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, indica que bebês de mães que apresentaram depressão têm maior possibilidade de terem distúrbios no sono.
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, indica que bebês de mães que apresentaram depressão têm maior possibilidade de terem distúrbios no sono.

Foram analisados dois grupos de gestantes: um de mulheres que buscaram ajuda para tratar a depressão durante a gravidez e outro de grávidas que não tinham antecedentes da doença. 
No último trimestre da gestação, cada uma das mães passou a usar um aparelho parecido com um relógio de pulso que podia medir o tempo de sono durante a noite, exposição à luz e padrões de atividade e descanso durante o dia. O mesmo dispositivo também foi colocados nos pulsos dos bebês pesquisados na segunda semana de vida.

A análise dos dados mostrou que os bebês nascidos de mães que tiveram depressão apresentavam pouca ou nenhuma evidência de padrões regulares de sono e vigília desde o nascimento, ao contrário dos filhos de mães que não eram deprimidas. Este padrão irregular persistiu pelo menos até os oito meses de vida, quando o estudo terminou.

Normalmente, os primeiros seis meses de vida do bebê costumam ser de noites mal-dormidas, tanto para a criança quanto para os pais. Apesar de isto ser uma característica comum à maioria dos recém-nascidos, o que a nova pesquisa aponta é que alguns bebês já nascem predispostos a apresentarem distúrbios maiores de sono.

O estudo diz que crianças nascidas de mães que tiveram depressão costumam cochilar mais durante o dia e ter mais dificuldades para dormir de noite.

Uma das autoras da pesquisa, Roseanne Armitage, explica que estes padrões irregulares de sono aumentam muito os risco de que o bebê também desenvolva depressão no futuro, apesar de eles não serem determinantes.

Armitage acredita que todos os pais, especialmente aqueles que têm histórico de depressão, devem prestar atenção à qualidade do sono de seus filhos desde o nascimento.

Segundo a pesquisadora, os cérebros e corpos das crianças devem ser treinados a entender que elas devem dormir quando está escuro e acordar quando está claro, o que ajuda a ajustar o relógio biológico dos bebês desde o inínio da vida.

A regularidade do sono também é importante para as mães. O período imediatamente posterior ao parto é especialmente propício a depressões, mesmo em mães que nunca haviam apresentado o problema. Esta depressão pós-parto pode piorar com a falta de sono ou até mesmo ser causada por ela.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter