RedePsi - Psicologia

Notícias

Cientistas apontam causa do mau humor no inverno

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam ter identificado mudanças no cérebro responsáveis por causar transtornos de humor durante o inverno.
Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam ter identificado mudanças no cérebro responsáveis por causar transtornos de humor durante o inverno.

No estudo, publicado na revista especializada Archives of General Psychiatry, os especialistas afirmaram que é normal que pessoas residentes em zonas temperadas se sintam mais felizes e dispostas durante a primavera e o verão.

Já a baixa exposição à luz durante os dias mais curtos e escuros do inverno pode causar depressão, mau humor, falta de energia e tendência a dormir mais do que o normal.

Para entender o porquê da diferença entre os temperamentos humanos na estações quentes e frias, os responsáveis pela pesquisa capturaram imagens do cérebro de 88 pessoas entre 1999 e 2003.

Os testes tinham como objetivo medir a quantidade da proteína transportadora de serotonina, uma substância química reguladora do humor. Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central.

Os especialistas observaram que, durante os meses do outono e inverno, a proteína transportadora da serotonina ficava mais ativa, carregando a substância para fora dos espaços que existem entre as células do cérebro. Em contrapartida, na primavera e no verão, a concentração da proteína era menor, deixando que a serotonina preenchesse mais os espaços celulares do cérebro.

Os especialistas esperam que os resultados possam ajudar a entender melhor a vulnerabilidade aos transtornos de humor em pessoas saudáveis e a relação entre exposição à luz e variações de temperamento.

Notícia retirada da fonte:

Folha Online

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter