Homenagem ao Pai da Psicanálise

“Dia do Psicanalista”
6 DE MAIO
Dr.Wagner Paulon
Sigismund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia), filho de Jacob Freud e sua terceira esposa, Amália . Sigi, como era chamado por seus parentes, teve sete irmãos mais jovens.

O pai de Freud, um comerciante judeu de posses modestas, levou a família para Leipzig, Alemanha (1859), seguindo para Viena (1860), onde Freud viveu até 1938.

Aos 8 anos de idade, Freud lia Shakespeare e, na adolescência, ouviu uma conferência, cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza, ficando profundamente impressionado.

Abreviou seu nome para Sigmund Freud em 1877.Pretendia estudar Direito, mas decidiu seguir Medicina, interessado na área de pesquisas. Ingressou na Universidade de Viena em 1873. Como aluno, Freud iniciou um trabalho de pesquisa sobre o sistema nervoso central, orientado por Ernst Von Brücke (1876), e formou-se médico em 1881. Trabalhou na Clínica Psiquiátrica de Theodor Meynert (1882-83), estudando posteriormente com Charcot (Salpetrière), em Paris (1885).

ESTADO DE SÃO PAULO
“Dia do Psicanalista”
6 DE MAIO

LEI Nº 12.933
(Projeto de lei nº 700, de 2004 da Deputada Beth Sahão – PT)
Institui o “Dia do Psicanalista”

O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado,
a seguinte lei:

Artigo 1º – Fica instituído o Dia do Psicanalista, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de maio.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo,
aos 23 de abril de 2008.

a) WALDIR AGNELLO – 1ºVice-Presidente no exercício da Presidência
Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 23 de abril de 2008.

a) Auro Augusto Calimam, – Secretário Geral Parlamentar

CIDADE DE VITÓRIA
CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO
“Dia do Psicanalista”
6 DE MAIO

LEI nº 6.362
O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica instituído o dia 06 de maio, no âmbito do município de Vitória, como Dia do Psicanalista.

Art. 2º. O dia 06 de maio passará a fazer parte do calendário de eventos do município de Vitória como sendo o Dia do Psicanalista.

Art. 3º. O Dia do Psicanalista terá como ponto culminante palestras sobre a história da psicanálise, sua importância para a sociedade, as funções do psicanalista.

Art. 4º. Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênio com as associações, sociedades e institutos de psicanálise para a realização de eventos no que diz respeito ao dia.

Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Jerônimo Monteiro, em 20 de julho de 2005.
João Carlos Coser-Prefeito Municipal

ESTADO DE PERNAMBUCO
“Dia do Psicanalista”
23 DE SETEMBRO
LEI nº 13.045

A contribuição do médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939) para a ciência e a medicina recebeu destaque na Alepe com a aprovação da Lei nº 13.045, de autoria do deputado Antônio Figueirôa (PTB). A iniciativa cria, em Pernambuco,
o Dia do Psicanalista, a ser comemorado

em 23 de setembro. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Freud, considerado o pai da teoria psicanalítica.

“Essa é uma justa homenagem a todos os psicanalistas, pela sua importância na qualidade de vida da humanidade, e aos que direta ou indiretamente já foram ou ainda serão beneficiados pelo legado freudiano”,
avaliou Figueirôa.

Sigmund Freud aperfeiçoou a técnica do médico e fisiologista Josef Breuer, tornando a psicanálise capaz de tratar distúrbios mentais e de comportamento da forma que conhecemos hoje.

O pensamento de Freud está contido em três obras principais: Interpretação dos sonhos, a mais conhecida, publicada em 1900; Psicopatologia da vida cotidiana (1901), na qual apresenta as bases da teoria psicanalítica, e Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), que contém o desenvolvimento e exposição de sua teoria.

De acordo com Figueirôa, o Dia do Psicanalista também visa valorizar o movimento psicanalítico de Pernambuco, que vem ocupando posição de destaque no Nordeste.

O número de profissionais nessa área tem crescido e novas instituições que congregam e formam psicanalistas surgem a cada dia, comentou.

Comments are closed.