RedePsi - Psicologia

Notícias

Psicólogo britânico diz ter criado a sala mais relaxante do mundo

O psicólogo britânico Richard Wiseman afirma ter criado a sala mais relaxante do mundo no campuns da Universidade de Hertfordshire, no leste da Inglaterra.
O psicólogo britânico Richard Wiseman afirma ter criado a sala mais relaxante do mundo no campuns da Universidade de Hertfordshire, no leste da Inglaterra.

Segundo ele, o ambiente é resultado de anos de pesquisa sobre técnicas de relaxamento e traz elementos como chão macio, cheiro de lavanda, luz difusa verde, música suave e um teto que reproduz a imagem de um céu azul.

Para avaliar o impacto dela na redução do estresse e no relaxamento, Wiseman convidou executivos afetados pela crise econômica para passar 15 minutos ditados dentro do ambiente.

Depois de cada sessão, o professor irá analisar a reação do corpo dos visitantes aos estímulos de relaxamento da sala, verificando parâmetros como a pressão sangüínea e os batimentos cardíacos.

Alguns estudos indicam que a luz verde difusa estimula a produção de dopamina no cérebro e oferece uma sensação tranqüilizante. Além disso, o céu azul ajudaria a criar uma forma leve de privação sensorial (ausência de estímulos dos sentidos), o que ajudaria a distrair os visitantes e afastá-los do estresse diário.

A música usada no ambiente, por sua vez, foi composta especialmente para ser usada na sala por Tim Blinko, professor de música da universidade. Blink afirma que a composição tem "um ritmo leve e distinto, com notas graves e sem mudanças repentinas no andamento".

O jornalista britânico Will Paiva testou a sala e relatou suas impressões em uma matéria publicada no jornal The Times. Ele conta que, ao entrar no espaço, estava preocupado com a crise financeira e com assuntos domésticos, mas que não pensou nesses assuntos nenhuma vez enquanto estava relaxando no ambiente.

Além disso, ele afirma que seu batimento cardíaco caiu de 86 batimentos por minuto para 74 durante o primeiro minuto dentro da sala.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter