2. Diáspora e a dissolução ortodoxa do judaísmo;
3. Popularidade crescente do Judaísmo em relação à filosofia grega tardia do Monoteísmo não icônico [crença na existência de só uma divindade transcendente e in-imagi(em)-nável] ;
4. Conflitos de opositores ao domínio romano e a proliferação de falsos reis-messias guerreiros;
5. Campanha missionária paulina destinada aos simpatizantes pagãos semi convertidos (adoradores de Deus, tementes de Deus) nas sinagogas judaicas da diáspora;
6. Facilitações para conversão dos adoradores de Deus e tementes de Deus diferentemente da rigidez doutrinária judaica e, semelhanças doutrinárias e ritualísticas no culto dos “Filho de Deus, Deus, Deus de Deus” dos pagãos com a teologia crescente paulina, permitindo assim, facilidade de assimilação dos puros pagãos ao novo culto;
7. Tradição oral, lendas, anti-semitismo, compilação dos ditos de Jesus e edição teologicamente movida na composição dos evangelhos;
8. Marginalização dos cristãos, pregação escatológica e a erupção do Vesúvio em Pompéia;
9. Disputas teológicas e a multiplicação de cópias rústicas e adulteradas nas primitivas (e divergentes) comunidades cristãs;
10. Formulação do cânone fechado, fixação de tradição para a nova religião sem pátria e suas implicações políticas;
11. Divisões política em Roma e a institucionalização do Cristianismo pelo imperador Constantino;
12. Queda do Império Romano e a expansão da popularidade das “heresias”;
13. Papado e a teologia imperial sincrética autoritária;
14. Concílios e divisões político-teológico;
15. Retrocesso intelectual na Idade das Trevas;
16. Crimes da Igreja (Pornocracia e venda de indulgências), Perseguição religiosa (Inquisição) e cientifica, infabilidade, inerrância e exclusivismo;
17. Invenção da Impressa e a nova multiplicidade teológica paulina pós Reforma Protestante;
18. Crescente anarquia e perversidade social;
19; Separação dos poderes temporais (Estado) do poder espiritual (Igreja), liberdade e evolução dos estudos históricos e científicos;
20. Proliferação das “Igreja-empresa” nas periferias e comunidades carentes. Misticismo e fundamentalistas oriundos de teologias anti-históricas e por fim, materialismo desenfreado na nossa atual sociedade de passivos e alienados consumidores; não mais pessoas, críticos, poetas, amantes, filósofos ou protestantes.
Fontes:
A Religião de Jesus, o Judeu – Geza Vermes, Editora Imago; 1995
Um Judeu Marginal: Repensando o Jesus Histórico" – John P. Meier, Editora Imago, 1992
Quem é Quem na época de Jesus – Geza Vermes, editora Record; 2008
O Que Jesus Disse, o Que Jesus Não Disse" – Bart D. Ehrman, Editora Prestigio; 2006
Evangelhos Perdidos. A Batalha pelas escrituras e os cristianismos que não chegamos a conhecer – Bart D. Ehrman, Editora Record; 2008
Movimentos Messiânicos no Tempo de Jesus. Jesus e outros Messias – Donisete Scardelai, Editora Paulus; 1998.
Jesus, uma Biografia Revolucionária – John Dominic Crossan, Editora Imago; 1995
Em Busca de Paulo – John Dominic Crossan, Editora Paulinas; 2008
Crimes dos Papas, Os Mistérios e Iniqüidades da Corte de Roma – Mauricio de Lachatre, Editora Madras; 2006