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Práticas de consumo em empreendimento econômico solidário e comportamentos de consumo ético, responsável e solidário

7ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar. 2008

Leugi, Guilherme Bergo[1](IC); Cortegoso, Ana Lúcia[2](O)
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[1]Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos;
[2]Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos / Incubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP – UFSCar) 
A Economia Solidária mostra-se, no contexto econômico atual, como uma proposição de forma alternativa de organização para o trabalho. Essa organização visa mudanças na relação do homem com seu ambiente, e coloca o próprio homem (seu bem estar, especificamente) como parte fundamental das relações de trabalho, seja na produção ou comercialização de bens de consumo. Práticas de consumo ético e responsável representam importante sustentação para a Economia Solidária, e a Análise do Comportamento tem contribuições importantes para compreender e lidar com tais práticas culturais. Foram realizadas, como parte deste trabalho: (A) caracterização do padrão de consumo por meio de entrevistas com 42 sócios de uma cooperativa de limpeza; e (B) identificados, descritos e analisados comportamentos relevantes para o consumo ético, responsável e solidário, considerando objetivos de um grupo organizado de promoção deste tipo de consumir. O roteiro de entrevista compreendia questionamentos acerca da quantidade de produtos comprados (para funcionar como subsídio para uma possível organização para o consumo desta mesma cooperativa), bem como dos processos envolvidos na escolha de produtos e serviços, da relação do consumidor com a publicidade, do processamento (encaminhamento) residencial dos resíduos, e dos critérios utilizados para efetuar a aquisição de um produto ou serviço. Os dados obtidos permitiram caracterizar o perfil de consumo de membros  da cooperativa (tipos de bens adquiridos, quantidade, local de compra etc) e descrever o comportamento de consumir possivelmente em vigor na população estudada, bem como a contraposição deste comportamento com aquele descrito com base nos objetivos do grupo ConsumoSol. As características do perfil de consumo desta população são relevantes para a organização de compras coletivas e para indicação de intervenções desejáveis. Foram  feitas, também, descrições comportamentais (em termos de classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos subseqüentes) de comportamentos considerados necessários para o funcionamento de um grupo de promoção de consumo ético, responsável e solidário, o ConsumoSol, com base em sua proposta de objetivos.   

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