RedePsi - Psicologia

Artigos

Pânico e Solidão

Este artigo não tem a pretensão de tratar sobre a Síndrome do Pânico, tecnicamente em ampla abrangência, apenas pontuar outro sintoma que não vem com o problema, mas como conseqüência dele: a solidão.
Eu tenho uma definição bastante objetiva para definir esta patologia, que quem sofreu ou sofre da síndrome pode compreender rapidamente: “o pânico é o medo do medo natural da vida”, ou seja, viver é perigoso e quem desenvolveu a síndrome por alguma razão foi provocado a pensar nisto. Estar sozinho é perigoso, mas estar no meio de muitos também é; sair às ruas é perigoso, mas ficar dentro de casa também é; comer peixe é perigoso, mas pão também é; e assim podemos enumerar centenas de atitudes e atividades de “risco”. Estamos expostos ao “perigo de estar vivo” a partir do momento em que nascemos, e desde então, corremos o risco da morte, já que pra isto basta estar vivo. De tão elementar, seja a ser banal esta afirmação, mas é assim que funciona a instalação da síndrome: medo, medo e medo, muito mais inexplicável do que explicável.

A sensação de ameaça iminente, vinda de não se sabe onde, mas que paralisa, toma conta, impede. O desencadeamento da patologia pode ter origens diversas: no passado, no presente, num trauma, num recalque, numa projeção, não há um padrão, cada pessoa terá seu histórico e com ele sua razão. O importante a saber, é que independente da origem, ela provoca uma falha no sistema neurotransmissor cerebral, que por sua vez será responsável pela manifestação dos sintomas: pensamentos aterrorizantes, sensação de perigo, taquicardia, medo de ficar só, sufocação,  etc.

E, portanto, muitas vezes, é necessário não só um acompanhamento terapêutico, mas também a administração medicamentosa, que auxiliará na inibição dos sintomas, enquanto paralelamente, a causa é tratada. Aqui, vale lembrar, que prescrição de remédios deve ser, impreterivelmente, feita por médicos; psicólogos e psicanalistas não possuem autorização para isto. Através da clínica, foi possível identificar que o pior da síndrome não está nos sintomas, mas sim no sentimento de solidão de quem é acometido por ela. Nem sempre é possível, para quem sofre, explicar a dimensão do problema, bem como, nem sempre é possível à família, compreender.  

O pânico não se explica sozinho, e quando há uma justificativa, do tipo pós traumático, fica ainda pior, porque as pessoas acreditam que com a causa esclarecida, os sintomas devem se auto dissiparem naturalmente, mas não é assim que funciona.    

Há registros da Síndrome do Pânico desde a Idade Média, no entanto, não era classificado como uma doença e nem tratado como tal. O padecimento das pessoas obrigatoriamente tinha que ser oculto, para se protegerem de um julgamento injusto e um tratamento incorreto. Hoje as pessoas que sofrem deste problema podem e devem procurar ajuda, mesmo através da rede pública, não é mais necessário sofrer no anonimato e sentir sua vida escoar dia após dia, sem poder usufruir dela.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter