O futuro psíquico da Humanidade e o fim do Capitalismo

Pretendo relacionar, neste artigo, os meus artigos publicados aqui, na Rede Psi, Antropologia Psicanalítica: filogenia e ontogenia ( 2007 ), Semelhanças e diferenças do Complexo de Édipo entre rapaz e rapariga ( 2008 ) e Horda Primitiva no feminino: o fim do Capitalismo? ( 2008 ).

Este relacionamento é feito no sentido de mostrar que, psiquicamente, a Humanidade evolui para um estado tal que levará ao fim do Capitalismo.

Em Antropologia Psicanalítica: filogenia e ontogenia ( Resende, 2007 ) mostro que há paralelismos entre a evolução da Humanidade, a nível filogenético, e a evolução do ser humano, a nível ontogenético. Isto, considerando as fases psicossexuais de desenvolvimento, tal como delineadas por Bergeret ( 1997 ).

Exemplos desses paralelismos são, por exemplo, a agressividade fálica, a nível ontogenético, e o surgimento de setas e flechas, enquanto falos, e enquanto relacionadas com a agressividade, a nível filogenético, e ainda a analidade, nas suas características psicossexuais, e o surgimento da vivência da Humanidade em grutas, relacionado com o que está dentro e com o que está fora.
Estas relações são estabelecidas até a um nível genital, englobando a fase do Complexo de Édipo.

No artigo Semelhanças e diferenças do Complexo de Édipo entre rapaz e rapariga ( Resende, 2008 ) estabeleço que a rapariga, pelo maior tempo, e dificuldade, a resolver a ambiguidade homossexual pré-edipiana, leva a que ela entre e permaneça no complexo de Édipo positivo com amor à mãe e ódio ao pai.

Mais tarde, no seguimento, haverá uma evolução para um ódio à mãe e amor ao pai, num Édipo negativo.

Esta evolução é importante já que estabelece uma posição psíquica mais avançada, evoluída, posterior, por parte da rapariga.

É de considerar, também, o artigo Horda primitiva no feminino: o fim do Capitalismo? ( Resende, 2008 ), que fala da necessidade de haver uma união colectiva por parte das mulheres para acabar com o Capitalismo, para que haja uma evolução significativa na espécie humana.
Neste âmbito, é crucial a evolução por parte da rapariga de um Édipo positivo, com amor à mãe e ódio ao pai, para um Édipo negativo, com amor ao pai e ódio à mãe.

Estabelecendo paralelismos entre os diferentes artigos, ter-se-à que o futuro da Humanidade está psiquicamente indissociado do ódio à mãe, que reverte para a vertente do matriarcado capitalista, no sentido de ser destruído.

Coerentemente com todos os artigos e com o que é dito aqui, é de concluir que o futuro da Humanidade é o fim do Capitalismo.

Bibliografia

Bergeret, J. ( 1997 ). A personalidade normal e patológica ( tradução portuguesa ). Climepsi Editores

Resende, S. ( 2007 ). Antropologia Psicanalítica: filogenia e ontogenia in www.redepsi.com.br em secção Artigos/Teorias e Sistemas no Campo Psi em 29/03/2007

Resende, S. ( 2008 ). Horda primitiva no feminino: o fim do Capitalismo? in www.redepsi.com.br em secção Artigos/Teorias e Sistemas no Campo Psi em 17/11/2008

Resende, S. ( 2008 ). Semelhanças e diferenças do Complexo de Édipo entre rapaz e rapariga in www.redepsi.com.br em secção Artigos/Teorias e Sistemas no Campo Psi em 05/12/2008

About Sérgio Miguel Ramos Duarte Fortes Resende

Comments are closed.