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Avaliação de um procedimento de teste de habilidades préaritiméticas

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009

Priscila Mara de Araujo;
João dos Santos Carmo;
Pedro Eugênio Pereira 
Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos
Apresentação Oral

Os estudos em Análise do Comportamento demonstram bons resultados em pesquisas que utilizam o Paradigma de Equivalência para a avaliação e ensino de habilidades de leitura e escrita. Na área da Matemática, tão importante quanto a aprendizagem da língua portuguesa para o desenvolvimento integral da criança, alguns estudos têm também exibido bons resultados em pesquisas que analisam o que comumente se chama de “formação do conceito de número”. O presente trabalho tem como objetivo avaliar, utilizando o Paradigma de Equivalência, um procedimento de teste de habilidades pré-aritméticas, que envolvem comportamentos de identificar e sequenciar numerais, identificar números iguais, maiores e menores, contar elementos de conjuntos e comparar conjuntos, identificar tamanhos diferentes (relação maior e menor). Os participantes são crianças que frequentam os três primeiros anos das séries iniciais do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas. Os estímulos são cartões com numerais impressos e figuras familiares impressas (cachorros, canetas, carros, gatos, bolas e casas). O procedimento envolve a apresentação de um estímulo como modelo e três estímulos como comparações, em blocos de nove a 12 tentativas. As tentativas corretas ou incorretas não são consequenciadas, uma vez que o objetivo do trabalho é desenvolver uma rotina de testes. As crianças participam individualmente das sessões que duram cerca de 30 minutos cada. O experimentador senta-se ao lado da criança para arranjar as tentativas sobre a mesa e anota suas respostas num protocolo. Os dados são posteriormente analisados, individualmente para cada participante, a fim de avaliar seu desempenho, e comparativamente a fim de analisar a suficiência do procedimento para a avaliação das habilidades pré-aritméticas. Os resultados parciais demonstram que o procedimento tem sido eficaz para o mapeamento do repertório inicial do aluno e base para o planejamento de ensino de novas habilidades matemáticas.

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