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Breve estudo da criatividade na perspectiva comportamental

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009

Marcelo Henrique Oliveira Henklain;
Íria Stein Siena;
Sílvia Cristina Murari 
Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina

Apresentações de Painéis

A criatividade não é um tema novo para a ciência. Em função de sua complexidade, já foi investigada sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Nos últimos 20 anos novas contribuições teóricas surgiram e percebe-se que, paulatinamente, o foco deixa de ser exclusivamente o delineamento da personalidade do indivíduo criativo e passa a ser a investigação das variáveis do contexto sócio-histórico-cultural envolvidas no comportamento criativo. Ainda assim, a proposta da Análise do Comportamento (AC) parece ser desconsiderada, o que, provavelmente, indica que, mesmo por parte dos pesquisadores que estudam criatividade, ela é pouco conhecida e mal compreendida. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo apresentar uma análise introdutória de alguns artigos que relacionam AC e criatividade. Esse estudo indicou que em AC, a definição de criatividade é relativa a parâmetros sócio-histórico-culturais, o comportamento criativo é entendido como produto de contingências de reforçamento e pode ser compreendido com base em dois modelos: (1) Variabilidade Aprendida e (2) Recombinação de Repertórios. O primeiro modelo enfatiza que todo o comportamento sofre variações constantes nas suas diversas dimensões, de modo que sempre existe algum tipo de variação comportamental ocorrendo, sendo o comportamento criativo aquela variação selecionada por seus efeitos reforçadores. O segundo modelo supõe uma situação de conflito, em que o comportamento-solução ou não foi aprendido ou simplesmente o contexto não o produz. Nessa circunstância, pode ocorrer recombinação de repertórios previamente aprendidos, que acontece, por exemplo, quando a combinação de múltiplos estímulos de controle cria condições para a emergência de um comportamento-solução original. Diante dos artigos analisados, verificou-se que a AC está afinada com as tendências mais recentes de pesquisa sobre criatividade e que, portanto, faz-se necessária ampla divulgação da sua produção na área.

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