RedePsi - Psicologia

Uma proposta de inserção da análise do comportamento no contexto escolar

8ª Jornada de Análise do Comportamento – UFSCar – 2009

Annie Catharine Wielewicki Bueno;
Naiara Fernanda Costa;
Sílvia Cristiane Murari 
Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina

Apresentações de Painéis

Embora as possibilidades de contribuições da Análise do Comportamento para a educação sejam inúmeras, poucos analistas do comportamento têm se dedicado a estudar e atuar nesta área. Isto se torna bastante problemático, se considerarmos que ao atuar sobre a educação formal o analista do comportamento pode alterar contingências compartilhadas por um grande número de pessoas, contribuindo para potencializar e ampliar os efeitos na cultura produzidos pela educação. Com o objetivo de contribuir para a ampliação do alcance da Análise do Comportamento no contexto escolar e apresentar os pressupostos desta ciência como um modo eficiente de compreender e intervir sobre o comportamento dos alunos, realizou-se um curso de doze horas para seis professores, de uma escola estadual de Londrina. Ao longo do curso, fez-se uso de atividades práticas que permitiram aos professores vivenciarem algumas contingências com efeitos similares aos que ocorriam em sala de aula e, a partir de então, foram discutidos alguns dos princípios de aprendizagem e manutenção do comportamento. Foram abordados os seguintes temas: o comportamento ocorre de acordo com o contexto; porque as pessoas se comportam; o que é descrição do comportamento e qual sua importância em sala de aula; o que é descrição de contingências e qual sua importância em sala de aula; o papel das conseqüências para o comportamento; a diferença entre o fazer e o dizer e, por fim, alternativas para planejar um ambiente favorável ao aprendizado e programar conseqüências para os comportamentos dos alunos de maneira a diminuir a freqüência dos comportamentos incompatíveis com a aprendizagem e aumentar a freqüência daqueles compatíveis. Acredita-se que por meio de trabalhos como este é possível contribuir, ainda que minimamente, para que a educação atinja o objetivo de preparar o indivíduo pra agir de maneira vantajosa para si e para a cultura num tempo futuro e é a Análise do Comportamento é a ciência mais apta a contribuir para este fim.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter