Estudo quer permitir controle do computador pelo pensamento

Imagine navegar na internet, trocar de canal na TV e fazer uma ligação telefônica usando apenas a força do pensamento.

Imagine navegar na internet, trocar de canal na TV e fazer uma ligação telefônica usando apenas a força do pensamento.

Se forem bem sucedidos os estudos conduzidos pela Intel em Pittsburgh (EUA), essas possibilidades se tornarão reais por volta de 2020, afirmaram cientistas da empresa à "Computerworld".

Capacete atualiza Twitter com a força da mente

Os especialistas estão trabalhando em formas de operar computadores, televisores e celulares usando ondas cerebrais, por meio de chips instalados no cérebro de seres humanos –tentativas de inserir implantes contra a vontade das pessoas são imediatamente refutadas pelos estudiosos.

O cientista e pesquisador da Intel Dean Pomerleau afirmou à "Computerworld" que os usuários em breve se cansarão de depender de uma interface de computadores e de ter que tirar aparelhos de seus bolsos ou mochilas, acessando-os e manipulando-os com os dedos.

Em vez disso, eles operariam seus vários dispositivos usando apenas o cérebro.

Atualmente, os pesquisadores trabalham para decodificar a atividade do cérebro humano.

As pessoas costumam ter padrões cerebrais similares para pensamentos similares, afirma Pomerleau. Se dois indivíduos pensarem na imagem de um urso, ouvirem a palavra urso ou mesmo escutarem o rugido de um urso, uma neuroimagem registrará atividades cerebrais semelhantes.

De acordo com o cientista, os pesquisadores da Intel estão próximos de adquirir a habilidade de implantar uma tecnologia de interpretação de ondas cerebrais em um capacete que possa ser usado para manipular um computador.

O próximo passo é desenvolver um sensor menor que possa ser implantado no cérebro.

"Se conseguirmos chegar ao ponto em que possamos detectar com precisão palavras específicas, você será capaz de digitar mentalmente", exemplifica Pomerleau.

Fonte: BOL Notícias

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.

Comments are closed.