RedePsi - Psicologia

Artigos

O que terapia é

É comum, ouvir da população conceitos errôneos sobre o fato de se procurar um psicólogo. A idéia de fazer terapia está associada à pessoa que têm um problema ou a pessoa ser louca.Essa idéia já permeia nossa sociedade há anos, e impede muitas vezes que a profissão do psicólogo seja valorizada e entendida como um auxílio para os problemas que se enfrenta no dia-a-dia. Atualmente têm crescido o número de casos, de crianças e adultos com dificuldades em várias esferas da vida. E que a terapia pode proporcionar?
E a terapia proporciona a ampliação do autoconhecimento, melhora as relações interpessoais, ajuda a entender melhor os problemas em que se encontra e encontrar possibilidades de resolução do mesmo.

Na terapia a pessoa tem oportunidade de olhar para as coisas que já aconteceram ou não na sua vida e conseguir autenticar como sendo parte dela, pois as vivências e escolhas, constituem o que cada pessoa é.E cada pessoa é diferente e encara as adversidades da vida de uma maneira diferente. E na terapia a pessoa encontra um espaço para isso.Pois a terapia da à oportunidade para a pessoa expressar seus medos, fantasias, alegrias, emoções, tudo que quiser. E sem ter a preocupação de ser julgada, pois o psicólogo está ali para ouvir, acolher e compreende – lá.

Sapienza escreve uma frase em seu livro Conversa sobre terapia, que de certa maneira pode resumir o que é terapia. Ele escreve: Terapia é cuidar da existência que sofre.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter