É possível perder peso sem prejudicar a saúde

Muitas pessoas que desejam perder peso acabam adotando algumas práticas que são nocivas à saúde. Ao invés de se exercitarem e se alimentarem de maneira saudável, buscam dietas restritivas e muitas vezes medicamentos sem antes procurar orientação médica.

Isso se deve, principalmente, devido ao imediatismo característico do mundo na pós-modernidade, e à ditadura da beleza.

Essas atitudes, além de prejudicarem a saúde, podem também causar frustração, afinal, quem aguenta engordar e emagrecer continuamente? Chega um momento em que a pessoa se cansa disso, e desiste de vez, e se sente fracassada e sem energias para mudar qualquer coisa que seja, na vida e nos seus hábitos.

O psicólogo que atende pessoas que sofrem com a obesidade precisa criar formas de ajudar o cliente a perceber que ele precisa de tempo para alcançar bons resultados.

Além disso, o psicólogo precisa entender também sobre quais os recursos que a pessoa que sofre com obesidade pode utilizar para melhorar a sua condição.

Nesse sentido, vale fazer parcerias com outros profissionais, de maneira a ter uma rede para dar apoio ao cliente, de maneira que ele consiga, mais facilmente, vencer as suas dificuldades.

Por exemplo, o psicólogo pode fazer parcerias com educadores físicos e professores de Pilates, e nas sessões, ajudar o cliente a perceber que várias coisas podem ser feitas para se alcançar excelentes resultados.

Pode, por exemplo, dizer ao cliente que o Pilates emagrece, mas que para alcançar resultados, é preciso perseverança, afinal, os bons resultados demoram um pouco a aparecer, porém, são sólidos, e não são produzidos por causa de interferências químicas no organismo, como acontece no caso de resultados proporcionados por medicamentos, por exemplo.

A obesidade é um tema complexo que deve ser alvo de muitos estudos, afinal, ela está cada vez mais presente na vida das pessoas, e não está dando sinais de que vai embora tão cedo.

About Andersonc

Formado em Psicologia pela PUC Minas.

Comments are closed.