RedePsi - Psicologia

Artigos

Sexo na 3ª idade

Até pouco tempo a sexualidade de homens e mulheres na 3ª idade era assunto pouco comentado. Atualmente o idoso encontra grandes possibilidades de usufruir uma vida sexual satisfatória. Uma grande variedade de medicamentos surgiu no mercado como facilitadores do desempenho no momento da relação sexual. Além disso, uma avançada tecnologia em aparelhos médicos capazes de detectar doenças com muita antecedência prolonga a vida de forma bastante otimista. Vale lembrar que toda medicação e exame clínico deverão ser sempre por indicação e supervisão médica.
Paralelo à isso, a possibilidade de falar sobre sexo tornou-se natural. Foi surgindo um maior esclarecimento a respeito da sexualidade na maturidade. Porém, ainda percebemos o papel social do idoso se encaixando em um dos 3 perfis:

O papel de um ser superior no meio familiar. Alguém cuja presença é suficiente para que todos prestem reverência e busquem orientação. Ele parece estar acima de todos os membros da família em uma rígida ordem de hierarquia. É o grande chefe. É dominante e dominador.

Outras vezes o idoso é percebido como uma pessoa doente. Sempre adoecido, ele possuía um porta voz para anunciar que “ele hoje não está bem”. É mantida uma escala de horários entre familiares que se revezam para levá-lo à médicos e exames a maior parte do tempo. Em geral adota-se uma postura maternal frente à ele, infantilizando-o. “Ele está dodóizinho”. Condição que certamente o transformará em um ser dessexualizado.

Finalmente e tão importante quanto os outros perfis, o idoso assanhado que muitas pessoas referem-se como aquele que “fala muita bobagem e muito palavrão” quando, na verdade, a pessoa pode estar apresentando indícios de senilidade ou algum outro quadro psicológico grave.
   
O idoso poderá facilmente assumir um desses papéis contrariando a sua própria vontade, pelo medo de ser desprezado ou abandonado por aqueles que o cerca. 

A questão principal é que ele deve ter acesso à um ambiente favorecedor de relações verdadeiras, sendo reconhecido e respeitado na condição em que vive. A psicoterapia bem conduzida pode ajudá-lo à criar recursos internos para que sinta-se valorizado, acreditando estar apto à viver plenamente a sua maturidade e usufruir de uma vida sexual feliz.

One thought on “Sexo na 3ª idade”

  1. Norma Jean disse:

    O sexo na terceira idade é natural e faz bem, engana-se que o sexo é esquecido nesta idade, https://www.vintagesexshop.com.br/loja/vibrador/vibradores-ponto-g

Comments are closed.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter