RedePsi - Psicologia

Colunistas

A experiência meditativa. Religiosa? Filosófica? Espiritual? Mística?

Desde sempre, se discute o significado da meditação ou, mais especificamente, da experiência meditativa. O ato de meditar seria uma atividade necessariamente religiosa? Filosófica? Espiritual? Mística? São muitas as opiniões, e vários os ângulos pelos quais todos olham para esse procedimento. Neste artigo, emitimos a nossa visão do tema.

Muito se fala sobre meditação e religiosidade. Alguns, inclusive, defendem firmemente a idéia de que meditação deve estar necessariamente ligada a uma prática religiosa. Contudo, técnicas meditativas existem em muitas culturas, há muitíssimos anos; desde cristãos a muçulmanos, desde hindus a judeus, desde índios americanos a esquimós. No passado remoto, de fato, toda a abordagem das emoções humanas eram feitas através de um contexto de religião. Não havia a Psicologia, e nem havia estudos cognitivo-comportamentais humanos que permitissem a proposição de técnicas independentes de uma conjuntura religiosa. Se alguém quisesse discutir suas emoções, procuraria o xamã, ou alguma espécie de sacerdote, a depender da cultura em que vivesse. Hoje em dia, porém, isso não funciona mais assim. Existem psicoterapeutas de várias e boas linhas, que nos ajudam a trabalhar emoções; a entender nossa energia psíquica; a administrar nossas angústias. Da mesma forma que não é mais absolutamente necessário recorrer a um sacerdote para falar de nossa ansiedade, tampouco é necessário estar em um contexto religioso para meditar. Dentro do terreno meditativo, a religião não é proibida, mas também não deve ser obrigatória. Por isso, penso que a experiência meditativa não pode ser chamada de uma experiência religiosa.

No sentido de algo que pode ser discutido filosoficamente, não se pode entender a meditação. Fala-se muito sobre a meditação, porém, ao final, a meditação não é teoria. Ela é pura prática. Um belo discurso filosófico, de várias horas, não é capaz de definir o que é a experiência meditativa; muito menos de fazer entender o que é essa vivência. Algumas correntes filosóficas dizem que têm a meditação entre suas práticas, e isso pode ser verdadeiro. Todavia, não é legítimo reclamar a meditação como algo seu, pois a prática, depois de treinada, terá os seus efeitos mesmo que distante do cenário filosófico onde foi ensinada. Meditação não é filosofia.

Tanto se fala sobre o caráter transcendental, supra-mental, supra-físico, da meditação. Ao mesmo tempo, ela é continuamente apontada como um evento necessariamente espiritual. Contudo, só é possível um exercício supra-mental quando ele estiver acima da linha dos pensamentos, além da lógica; e isso só é presumível quando não estiverem presentes conceitos, definições ou classificações. Pode-se definir a técnica meditativa; nunca o estado meditativo. Algo tido como supra-mental não poderá ser definido pela mente, com palavras. O princípio espiritual também é entendido como algo além da mente, além das palavras. Como diziam alguns textos ancestrais, o Puro Espírito é o nome que não pode ser dito; e ele não pode ser dito não porque é proibido, mas sim porque é uma impossibilidade mental. Como descrever o estado meditativo? Para alguns, é a paz do eterno agora, para outros, é o puro amor, para outros mais, é ser um só com o Todo, e assim por diante. Como descrever o estado espiritual? Igualmente, cada um terá uma forma, e nenhuma delas será a ideal. Cada indivíduo terá uma descrição, com palavras diferentes, ao tentar trazer a definição de um evento supra-mental para o terreno mental. Como dizia Eliphas Levi, Deus definido é Deus preterido. O que ele pretendia dizer, com isso, é que a experiência espiritual não comporta definições. Por isso, quando de define a meditação como prática espiritual e se diz: Isso é sagrado; isso é divino; isso é a ascensão ao mundo espiritual, estará se entrando no mundo dos conceitos, da classificação, do julgamento, enfim, em um mundo mental. Por mais paradoxal que possa parecer, definir espiritualmente a prática meditativa pode ser um empecilho para algum eventual feito espiritual da meditação. É fato que, pelo menos 25% dos voluntários que aprendem a meditar relatam ter tido alguma espécie de experiência espiritual; mas isso é efeito, e não a causa da prática meditativa. Assim, pode-se dizer que a meditação pode até levar-nos ao terreno incorpóreo, mas ela não é em princípio, uma prática que deva ser vista como espiritual. Essa é, pelo menos, a nossa opinião.

Quando falamos do aspecto místico, podemos entender o termo de duas formas. Místico, no sentido de religioso, filosófico, esotérico ou espiritual; ou místico, no aspecto de algo misterioso, incompreensível, que só poderia ser apresentado de forma figurada. No primeiro sentido, vejo o termo como descartado. Porém, sobre a segunda acepção, faremos abaixo algumas considerações.

A meditação é, de fato, uma prática, através de técnica específica e bem definida. Seu efeito, porém, é o que nós chamamos de estado meditativo, e esse estado é algo não descritível. Podemos nos referir à meditação até o ponto máximo – em que dizemos que se atinge a possibilidade de uma auto-percepção não sensorial sem a participação da lógica, mas o estado decorrente disso e percebido pelo meditador é indescritível. De fato, o ambiente vivencial atingido é algo que envolve um relaxamento da lógica, seguido de uma sensação de unicidade (ou transcendência), com perda de percepção espacial e perda das habituais referências temporais, embora mantida a plena consciência. Essas palavras, todavia, são como a ponta do iceberg para descrever o estado meditativo, a real vivência meditativa. Nesse sentido de algo não definível, não circunscrito, a meditação pode ser entendida, sim, como uma experiência mística; e isso está bem longe de nossos conceitos religiosos ou filosóficos. Está além, até mesmo, de nossos julgamentos espirituais, pois vivência espiritual não tem nada a ver com definições e conceitos espirituais. A meditação é um evento místico, por ser incognoscível, e não por estar dentro dos limites da nossa mente filosófico-religiosa.

Experiência mística não é um sinônimo de experiência meditativa. Contudo, alcançar o estado meditativo é vivenciar algo místico, além das fronteiras usuais, lineares, do pensamento; além da lógica; e até além daquilo que conhecemos como nós mesmos.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter