Unindo conhecimento habilidade e atitude, encontramos a definição teórica do que é competência marcada pelo surgimento deste termo nos anos 80. Diversos autores divergem desta definição, pois, cada organização acaba adotando uma para designar o que é competência ou qual é o conjunto necessário para seus funcionários.
O intuito de se implantar um modelo como este então, é o de padronizar, alinhar e ampliar para a organização e para seus colaboradores uma maneira clara de se disser o que se espera de cada um e onde devem chegar, podemos chamar isto de dar foco ao foco. A empresa diz o que espera e o funcionário concentra suas energias aonde quer chegar para alcançar suas metas.
Para que todos os colaboradores alcancem as metas propostas pela organização e então possam receber mérito por isso, será necessário observar a junção das competências técnicas, comportamentais e sociais que este funcionário possui. Dependendo do tipo de organização ou cargo, exigiram-se algumas características agregadas a estas competências, tais como, compreensão dos negócios, seus objetivos em relação ao mercado, clientes e competidores.
Assim sendo, quando a empresa define as competências necessárias para o crescimento saudável da organização, espera-se que o próximo passo seja o de comunicar a todos os envolvidos sobre a aplicação do modelo. A participação de todos os envolvidos gerará credibilidade na implantação, fortalecendo a comunicação e agilidade na execução das premissas propostas.
Quando se entende o processo como um todo, consegue-se entender as atividades, cria-se mecanismos para medir o desempenho, identifica-se oportunidades de mudanças e pode-se propor melhorias para todos alcançarem a qualidade total. Isso o que se espera com a aplicação do modelo de Gestão por Competências.
O processo de implantação segundo o artigo será formado por quatro fases distintas, levantamento de necessidades, determinação de novas direções e possibilidades, definição do plano de ação e por fim a manutenção da mudança. Em todas essas etapas poderemos encontrar dificuldades. Nem sempre será fácil implantar e gerir um modelo de Gestão por Competências, muitas empresas encontraram dificuldades, e a maior delas esta relacionada à resistência por parte dos gestores e colaboradores que não conseguem enxergar oportunidade nas mudanças, afinal para muitos é cômodo deixar como esta, a desculpa para assumir novos papéis esta na falta de tempo, ou melhor, acredita-se que ganhasse “mais trabalho” quando um modelo inovador é proposto. Em todas as organizações encontraremos funcionários com este tipo de pensamento.
Mudanças envolvem dedicação, interesse e trabalho criativo, isso incomoda quem já não esta contente com a função ou com a empresa. É nesta hora encontraremos os que devem ser acompanhados para que possam compreender que a partir daqui poderemos propor uma mudança de cargo, função ou mesmo recebimento de uma promoção. Portanto o clima organizacional deverá ser positivo, pois desta forma todos os envolvidos acreditaram na proposta e farão dela o seu foco de crescimento profissional e pessoal.