Depressão pós parto pode ter causa hormonal

De acordo com o site Diário da Saúde, cientistas alemães afirmam ter encontrado no nível hormonal a causa da depressão pós-parto.

De acordo com o site Diário da Saúde, cientistas alemães afirmam ter encontrado no nível hormonal a causa da depressão pós-parto.

Os dados trazidos pelo site informam que na primeira semana após dar a luz, cerca de 70% das mulheres sofrem da chamada "depressão pós-parto". Maioria, no entanto, se recupera, e permanece nesta condição cerca de 13% das mulheres.

De acordo com pesquisadores do instituto Max Plank, e Leipzig, Alemanha, uma queda brusca no nível de estrógeno no que ocorre cerca de 3 a 4 dias após o parto é a grande responsável pelo episódio depressivo.

Além da alteração no nível de estrógeno, há também um aumento na enzima chamada Monoamina Oxidaze A (MAO – A) no cérebro, o que tem como conseqüência a quebra dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, os quais exercem forte influência em nosso humor.

A  enzima MAO é encontrada  em níveis 43%  mais altos, em média, em mulheres que acabaram de dar a luz do que em mulheres que tiveram filhos a bastante tempo, diz o site.

Fonte: Diário da Saúde.

About RedePsi

Portal de Psicologia com Notícias, Artigos, Links e Serviços de Divulgação de Cursos, Eventos e Produtos da Área.

,

Comments are closed.