RedePsi - Psicologia

Artigos

A peça da vida

Mais uma de minhas crônicas, ou meras reflexões sobre existência. Trago com muito prazer, mais um de meus pensamentos.

Vejo a vida como uma espécie de teatro, onde somos às vezes protagonistas, onde toda a peça gira em torno de nós. Assumimos esse papel com a missão de influenciar, ensinar, servir; o protagonista é o centro de todas as atenções, sendo assim, é necessário usar desse benefício para o bem mútuo, sem distinção, expondo com sabedoria aquilo que nos convém passar adiante, algum grande insight sobre a vida ou até mesmo um simples, mas não menos valioso, conselho, sem que nos prendamos em nossas grades que não nos permitem voar.

Durante esses ciclos em que hora somos protagonistas e hora coadjuvantes, na maior parte do tempo somos coadjuvantes. Essa seria a fase do aprendizado, onde acompanhamos, observamos, seguimos ao invés de sermos seguidos. Observar não significa apenas aprender com os outros, mas sim aprender com os próprios erros, tirar conclusões dos intempéries que a vida nos apronta para crescermos, tirar conclusões dessas experiências.

Como um ator trocando os papeis em sua carreira, em nossas vidas não é tão diferente, começamos como meros figurantes da peça, sem voz, sem vez; muitos permanecem um bom tempo como figurantes, sendo apenas direcionados, sem questionar, sem mencionar, seguindo o ritmo que a banda toca.

Quando trocamos para coadjuvantes passamos a girar em torno de algo, a seguir algo, ou quem sabe até mesmo alguém. Somos parte de um grande acontecimento, contribuímos para algum êxito ou fracasso, aprendemos, observamos, seguimos, exploramos, com o fim de crescermos e um dia quem sabe chegarmos a ser um protagonista!

Nessa troca de papéis, existem casos excepcionais onde algumas pessoas nascem com certo esplendor, são iluminadas, prontas para ensinar e servirem como exemplo e inspiração, onde o maior lema dessas pessoas é o de sempre aprender, com observação e sabedoria e ter a total consciência de que jamais saberá a verdade sobre todas as coisas.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter