RedePsi - Psicologia

Artigos

Entre Ondas e Ventos…

A travessia pelas ondas do relacionamento.

Temos um lado muito sábio que nos impele ao confronto com nossos próprios monstros.. nossos terrores de rosto multifacetado que nos habita os porões esquecidos de nossa alma e, ao mesmo tempo, nos protege se ainda não estamos prontos.

Ao longo de nossa existência, vamos desconhecendo o brilho de nossa origem livre, criativa, expressiva, espontânea, sociável, guerreira, saudável e humana, rica em sentimentos e exuberância sensorial. Tudo isso parece ir sendo movido para os aposentos malditos de nossos porões mentais. E assim, acabamos levando uma vida incompleta de nós mesmos. 

Ouvimos os uivos de nossos prisioneiros… Sentimos seus arranhões nas paredes de nossa sala de cristais sociais… Negamos um grande percentual do que somos, pensando-nos livres em nossas decisões, sem nos darmos conta que vivemos acossados a correr de nós mesmos, a fugir de nossas próprias forças que confundimos, transtornados em fantasias de perseguição pelas ‘forças desconhecidas do mal e da destruição'. 

Porém, tenho você e, quando estamos bem um com o outro, posso esquecer de meus monstros. Me entrego a um certo torpor mental, automático e anestesiado dos meus medos. Porque estamos passando pelo topo das ondas. E, nesses momentos mágicos, tenho a certeza de que quase somos um só… eu em você, você em mim. 

Por isso te amo, por isso te rejeito. Você que aceita contracenar comigo no meu crescimento.. Ofereço meu amor também pra que você possa perdoar-me no quanto persigo em você as coisas que temo em mim mesmo. Ajuda-me a enxergar melhor o que preciso ver em mim. Perdoe-me se confundo tanto você comigo mesmo… No fundo, estou apenas procurando me entender..  Sabe, você reflete tão bem um lado meu que não estou pronto pra conhecer, que acabo me apaixonando por você… por você mesma. Porque você hospeda meu outro lado dentro de você. Um lado que amo e que desejo aceitar.Sei também que tenho você dentro de mim.. E sei que, por isso, você também me ama tanto. Confundo meus defeitos com os seus.. Por isso estamos tão juntos! Posso ser seu reflexo… porque certamente eu tenho algo a completar você, e você a me completar. Respeito o que você não gosta em mim, porque sinto que é algo precioso pra nós dois. Vou respeitar minhas imperfeições e o que falta em mim, porque isso é cuidar de você também. Porque as julgo em você, embora você as tenha como forças suas. E, com sua ajuda, posso ir me conhecendo e me tornando melhor a cada dia.

Estamos dividindo uma embarcação e, às vezes juntos, temos que enfrentar tempestades. Gosto de quando decidimos juntos que direção tomar… Porque, mesmo que não tenhamos a mesma opinião, sabemos que, dessa forma, nosso barco não estará à mercê de ventos desgovernados. Às vezes decidimos juntos… às vezes seguimos um de nós dois. Às vezes brigamos… às vezes estamos bem. Assim é nossa viagem. Assim é a viagem humana… como uma sinfonia de ondas e ventos no mar.

por  André Lubec – Ago 2010
www.lubecpsicologia.wordpress.com

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter