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Observatório em Análise do Comportamento de Fenômenos Sociais e Culturais – Construção de Grupo Autônomo e Independente

Henrique Pompermaier1; Luciana Palma1 ; Bruno Cortegoso Prezenszky 1; Denise Bachega1; Gabriela Mezzacappa2; Guilherme Bergo Leugi3; Lucas Tadeu Garcia4; Renan Soares da Cunha5; Ana Lucia Cortegoso1,6 [email protected] 1 2 Curso de Graduação em Psicologia, Incubadora Regional de Cooperativas Populares, 3Programa de PósGraduação em Filosofia, 4Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 5Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, 6Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos

A experiência da Análise do Comportamento ao lidar com fenômenos de ordem social e cultural tem apontado para altos graus de complexidade destes fenômenos, tendo sido seu método de estudo, suas unidades de análise e seus limites em relação aos fenômenos não-sociais, temas de grande volume de investigação da área nos últimos anos. O entendimento desses fenômenos é de grande importância para a compreensão das conjunturas sociais e dos comportamentos dos indivíduos inseridos nessas sociedades, tendo em vista que eles constituem um dos níveis responsáveis pela seleção desses comportamentos. Essas condições, aliadas às perspectivas de investigação desses fenômenos em Análise do Comportamento, tornam claro que o estudo de fenômenos sociais e culturais é de grande interesse para a Análise do Comportamento, na direção de produção de conhecimento científico e criação de ferramentas para mudanças sociais. Um desses fenômenos que pode ser identificado é a Economia Solidária. Sendo um movimento que busca a inclusão de pessoas comumente excluídas pelo sistema capitalista, por meio da estruturação de formas alternativas das cadeias produtivas e de consumo de produtos, pautando-as em práticas de cooperação, autogestão e preocupação sócio-ambiental, a Economia Solidária constitui um fenômeno social e cultural que apresenta potencial para a promoção de alterações sistemáticas de repertórios individuais e também de práticas culturais em relações humanas de trabalho, de propriedade, de produção e consumo, e na relação do homem com seu meio natural. Enquanto prática social, a Economia Solidária tem obtido visibilidade no Brasil devido a certas políticas públicas condizentes e também à articulação de segmentos da sociedade. Esse movimento está inserido em um contexto social mais amplo e vem enfrentando dificuldades e contradições. Em São Carlos, há pouco mais de dez anos, foi criada a Incubadora Regional de Cooperativas Populares – Incoop/UFSCar, instituição que desenvolve ações dentro do âmbito da Economia Solidária, promovendo a constituição de empreendimentos e práticas condizentes com essa proposta de mudança social. É possível destacar, como exemplo dessas ações, o Projeto de Desenvolvimento Territorial, cujas metas de atuação pretendem promover redes de cooperação entre diversos segmentos da sociedade, geograficamente próximos, de modo a cultivar um sistema sustentável de melhoria social em uma região delimitada na qual uma parcela significante da população vive em condições de baixa renda e exclusão social. Visando construir e divulgar conhecimentos acerca dessa temática e da experiência metodológica de implantação desse projeto ─ além de construir uma análise comportamental de suas diversas relações, avaliar seus resultados obtidos em oposição aos propostos e, com isso, auxiliar e subsidiar as ações pertinentes ao mesmo ─, foi criado um grupo de estudos, independente e autônomo, formado por alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da UFSCar, e assistido por uma docente desse curso. Para atingir seus objetivos, o grupo propôs constituir um observatório de investigação, análise e avaliação das atividades do Projeto de Desenvolvimento Territorial pelo viés da Análise do Comportamento. A presente proposta para apresentação visa discutir o estudo de fenômenos sociais e culturais pela Análise Experimental do Comportamento, formas possíveis e viáveis de fazê-lo, bem como apresentar e discutir o grupo, sua situação atual, tema, objetivos e o projeto metodológico de observatório.  

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