PCN No Contexto da Análise Comportamental da Cultura: Descrições e Prescrições Sugeridas no Tema Transversal de Meio Ambiente

Rafael Guillardi Armelin1; Kester Carrara2 rafaguillardi@yahoo.com.br 1 Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Universidade Estadual Paulista; 2 Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista

Os processos de exploração dos recursos naturais do planeta vem causando sérios danos ao meio ambiente e colocam em risco a sobrevivência de nossa espécie. Diante desse contexto, é necessário pensar em meios de se utilizar de maneira sustentável os recursos ambientais, a partir do planejamento e rearranjo de contingências, possibilitando a modificação de nossas práticas culturais. A partir da possibilidade instrumental encontrada na Análise do Comportamento em contribuir para a descrição e compreensão das variáveis que permeiam o processo educacional e as práticas culturais, esta pesquisa teve como objetivo identificar contingências indiretamente sugeridas nos enunciados presentes no caderno de tema transversal sobre Meio Ambiente, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries (PCN). Através da análise desses enunciados, foi realizado um agrupamento dos tipos de conteúdos predominantes, alocando-os em 4 grupos distintos: Contingências, Informações Contextuais, Conceitos e Conteúdos Programáticos. Os conteúdos identificados como Contingência foram analisados com relação às suas características mais marcantes, e foram caracterizados de acordo com seus aspectos descritivos ou prescritivos, e, também, com relação aos processos culturais envolvidos, podendo ser identificados como cerimoniais ou tecnológicos. Dentre os resultados obtidos, apresenta-se o número de enunciados identificados como Contingência (62), Informações Contextuais (93), Conceitos (23) e Conteúdos Programáticos (45). A análise dos enunciados do grupo Contingência identificou somente aspectos prescritivos e presença apenas de processos culturais cerimoniais. A partir desses resultados, conclui-se que as características apuradas no documento, apontam uma maior dificuldade para planejar e inserir as práticas culturais objetivadas. Os resultados dessa dissertação sinalizam a importância de utilizar preceitos do Behaviorismo na análise de fenômenos de amplitude social, de modo a proporcionar o planejamento de práticas culturais que viabilizem o desenvolvimento e a sobrevivência da espécie humana.   

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