RedePsi - Psicologia

Notícias

Relação causal perigosa: muito tempo em frente TV causa danos psicológicos às crianças

A conclusão é de um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. A notícia é do portal Folha Uol.
A conclusão é de um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. A notícia é do portal Folha Uol.

Os dados do estudo publicado nos EUA pelo jornal Pediatrics indicam: mesmo que a criança pratique atividade física intensa, passar muitas horas na frente da TV pode aumentar os riscos do desenvolvimento de problemas psicológicos.

Foram ouvidas 1.103 crianças com idades de 10 e 11 anos, às quais foram submetidas a aplicação de um questionário que avaliava seu estado psicológico e perguntadas sobre quanto tempo por dia costumam passar assistindo TV. Além disso, receberam também um aparelho que deveria ser usado na cintura por uma semana para que fosse medida a intensidade da atividade física que realizavam.

Os pesquisadores concluíram que crianças que passavam mais de duas horas ou mais por dia na frente da TV eram mais hiperativas, apresentavam maiores dificuldades de se relacionarem socialmente e também maiores problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo.

Um cuidado que se deve tomar diante da conclusão deste estudo – pelo menos de acordo com o noticiado pela Folha Uol -, é para que não seja criada uma conexão de causa-efeito entre assistir televisão e desenvolver problemas sociais e emocionais.

Uma hipótese explicativa é o fato de que quando se passa muitas horas diante da telinha, a criança deixa de ser exposta a situações nas quais poderia aprender como se comportar em situações sociais, pois isto só se aprende na prática. Com relação às emoções, ela deixa de ser exposta a situações em que poderia aprender a falar sobre elas, ou obter modelos sobre como expressá-las e até mesmo ser consequenciada (aceita/rejeitada) por demonstrá-las.

Fonte: Folha Uol

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter