RedePsi - Psicologia

Notícias

Inconsequência na internet pode gerar problemas graves

Uma pesquisa coordenada pelo Portal Educacional demonstra que a exposição dos jovens à internet é tamanha que muitas vezes eles não avaliam os riscos que correm ao se expor.

Uma pesquisa coordenada pelo Portal Educacional demonstra que a exposição dos jovens à internet é tamanha que muitas vezes eles não avaliam os riscos que correm ao se expor.

Participaram do estudo mais de 10,5 mil jovens em todo o Brasil, com idades entre 13 e 17 anos, de 75 escolas da rede particular de ensino.

Os dados demonstram que 7% dos jovens já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede; 35% não usam nenhum tipo de filtro para impedir que qualquer pessoa acesse seus dados e quase 7% costumam abrir a WebCam para desconhecidos. Outro dado alarmante, é que 61% deles não se importam com más avaliações futuras na escola ou em ambientes sociais ou de trabalho em decorrência do que expõe na internet.

A pesquisa demonstra ainda, que 17% dos participantes da pesquisa já tiveram problemas no namoro; 11% na escola e 19% com amigos por causa do que publicam na rede. Outros 10% já enfrentaram problemas por causa de coisas publicadas por outras pessoas. 31% relatam já terem sido vítimas de algum tipo de violência, 11% acusaram preconceito e 15% já se sentiram mal em função de alguma agressão sofrida. Mais de 3% evitaram sair de casa, falar com alguém ou ir à escola por algum problema surgido na internet.

A internet é uma "terra sem dono". Qualquer um pode representar qualquer papel, e não há controle absoluto sobre a segurança dos dados que alí são colocados. A quantidade de problemas que uma exposição indevida na
rede pode  causar é incalculável.

Fonte: Blog do Neto.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter