RedePsi - Psicologia

Notícias

Ser humano, ao nascer, tem estrutura cerebral semelhante ao homem de Neandertal

É o que dizem pesquisadores do Instituto Max Planck, em um estudo publicado na revista online Current Biology.

É o que dizem pesquisadores do Instituto Max Planck, em um estudo publicado na revista online Current Biology.

Conforme explica a revista Veja, fonte da notícia, "a descoberta é baseada em comparações de impressões virtuais, em diferentes idades de desenvolvimento, de circunvoluções cerebrais e estruturas vizinhas do interior dos crânios fossilizados de homens modernos e de Neandertal, incluindo os de recém-nascidos".

De acordo com a pesquisa, é após o nascimento, especialmente no primeiro ano de idade que, que começam a aparecer as diferenças entre o cérebro do homem de Neandertal e o cérebro Humano. Estas diferenças refletem, provavelmente, mudanças nos circuitos e conexões neurais, explica Philipp Gunz, um dos principais autores do estudo. São estas diferenças na configuração interna do cérebro que determinam o nível da capacidade cognitiva da espécie, completa o autor.

Os dados do estudo sugerem fortes influências ambientais no desenvolvimento da capacidade cognitiva humana. Na verdade, apenas confirmam dados de outras pesquisas mais antigas: dependendo do tipo de ambiente em que a pessoa se encontra e do tipo de estimulação que ela recebe neste ambiente, o seu desenvolvimento irá variar.

Fonte: Revista Veja.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter