RedePsi - Psicologia

Notícias

Capital do Rio Grande do Norte oferece atenção especial a pacientes diagnosticados com algum transtorno mental

A secretaria Municipal de Saúde do município disponibiliza atendimento de emergência a pacientes com transtornos mentais à noite e em finais de semana.

A secretaria Municipal de Saúde do município disponibiliza atendimento de emergência a pacientes com transtornos mentais à noite e em finais de semana.

A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental de Natal, Cristiana Leite, explica que qualquer paciente de saúde mental em crise ou transtorno recorrente de abuso de álcool e drogas pode ligar para o SAMU, pois a depender de seu estado, pode receber orientação já pelo telefone ou até mesmo atendimento psiquiátrico de emergência em sua própria residência.

Ela explica que o serviço tem como função intermediar a relação do paciente com o CAPS, o Hospital psiquiátrico João Machado (HJM) e os Ambulatórios de Saúde Mental, fazendo toda a triagem e encaminhamentos necessários.

Para ter acesso ao serviço o paciente deve ligar para o número 192 e informar do que se trata para que receba o atendimento adequado. Cristiana explica:

“Antes, se um paciente entrasse em surto de madrugada, por exemplo, os familiares tinham que ligar para a polícia, que o levaria diretamente para um hospital psiquiátrico, sem os equipamentos e técnicas adequadas, tínhamos os psiquiatras nos CAPS, mas eles não saiam do centro para ir até o paciente. Agora, a população terá especialistas e ambulâncias à disposição, para que o atendimento ocorra de forma menos agressiva e o mais humanizado possível” (sic).

Fonte: Tribuna do Norte.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter