RedePsi - Psicologia

Artigos

Cuidados na Terceira Idade

Com o avançar da idade  o homem precisa ficar alerta as mudanças  biopsicossociais que ocorrem em sua vida. São muitos os cuidados necessários, mudanças de hábitos, exercicíos físicos, visitas a geriatras e a gerontólogos ajudam a  manter todo o sitema preventivo de saúde fisica, memtal. Passeios ,danças, visita entre amigos e familiares colaboram para uma vida ativa e saudável da mesma forma. Uma outra questão importante é a sugestão que seque abaixo:

1 – O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. sopas, gelatinas, e frutas ricas em líquido, como: melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O mais importante é, a cada duas horas, botar uma boa quantidade de algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 – Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, se ficam confusos, irritadiços, e fora do ar, atenção! É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. Então, líquido neles, e rápido levem eles para um serviço médico.
 
Arnaldo Lichtenstein (46) médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador
do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-USP

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter