RedePsi - Psicologia

Artigos

Motivação e disciplina – Os 7 Nãos

Manter o sentido daquilo que se faz para atingir objetivos exige determinação, disciplina e ritmo, cada vez que cedemos ao desânimo ou simplesmente paramos para pensar, perdemos nossa energia para as próximas ações. Quanta gente vive do quase, da alegria desavisada da bola na trave, sem conhecer a esfuziante explosão do gol.

As pessoas sempre souberam que a persistência e a perseverança são fatores determinantes para o sucesso, e, quando falo de sucesso, não estou falando do conceito deturpado passado pela mídia e seus protagonistas, falo da realização em qualquer nível daquilo que se propõe, falo do sucesso de indivíduos e diferentes aspectos da vida, daí o velho ditado: "Se no início você não conseguir, tente de novo".

Pessoas de sucesso possuem um nível enorme de perseverança, não apenas quando as coisas ficam difíceis, mas mesmo quando os outros recomendam que parem; Li recentemente um relato de uma mãe que teve dois filhos envolvidos no mundo das drogas, por 15 anos ela buscou todo tipo de ajuda e alternativas, procurou tratamentos, envolveu-se pessoalmente na questão, se informou, estudou e hoje comemora a vida de dois cidadãos recuperados e perfeitamente inseridos nos contextos sociais. Sucesso, mas o preço foi, dentre outras, a persistência e a perseverança. 
 
"Paciência e tenacidade de propósito valem mais que o dobro do peso da sua inteligência." Thomas Huxley

Persistência, perseverança, integridade, determinação, dedicação, autoconfiança e a capacidade de se entregar distinguem pessoas que fazem grandes e pequenas coisas com suas vidas daqueles cujos sonhos morrem com eles. Quando você tem estes ingredientes, e isso é desenvolvido, decidido por você mesmo, num dia você não tem e no outro você tem, (é decisão mesmo). Nesse momento você passa a não levar em conta o que os outros dizem, ou o que o modismo dita, você não permite mais ser dominado. Torna-se o condutor de seu próprio destino e permanece fiel a sua visão.

Treine diariamente sua mente inconsciente para se tornar mais forte e determinado. Diga a si mesmo o que quer e onde pretende chegar. Repita isso durante o dia. E, o mais importante, dê passos, mantenha-se no caminho, nas realizações diárias que reforcem sua vontade de chagar lá. Diga, mas faça, caso contrário você não poderá acreditar em si mesmo.

Essa conversa de que o universo conspira a favor ou contra é no mínimo uma “simpatia da modernidade” dar personalidade ao universo é o fim da picada, dizer que o universo faria isso ou aquilo por você, basta você desejar é uma crença, pra mim, somente comparada ao poço dos desejos, como fez O humorista Benny Hill
(veja no link http://www.dzai.com.br/benny/video/playvideo?tv_vid_id=15082).

A personalidade viva e ativa que irá conspirar contra ou a favor de você é VOCÊ MESMO! O Universo é nossa habitação, não nosso mentor, é um lugar, não uma pessoa, segue leis naturais, lógicas, não um processo mental, elaborado, pessoal, tem reações químicas e físicas, não emoções. Para quem já está com os próximos passos da vida planejados, vão ai algumas
dicas que chamo de os sete nãos.

Não dê importância a pensamentos que tentem interromper sua caminhada, no máximo anote para futura avaliação. Depois de anotado, elimine-o da mente.

Não interrompa por nada sua seqüência de ações programadas.

Não mude o foco para si mesmo. Começar a pensar nas próprias condições, em todos os sentidos, pode fazê-lo perceber boas desculpas para parar.

Não faça julgamento precipitados, julgar etapas, exceto pelo desempenho, pode jogar por terá a conclusão do seu projeto.

Não pare para resolver questões menores, anote e projete.

Ignore emoções negativas.

Projete a alegria da vitória e interiorize esta emoção transformando-a em energia para seguir em frente.

E lembre-se de aproveitar o caminho, nem sempre o melhor está na chegada, aproveite a viagem pela vida, contemple cada estágio, aproveite o máximo que puder, para muitos de nós o sucesso será a própria viagem.

Abraço a todos

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter