RedePsi - Psicologia

Artigos

Animais de estimação, animais do coração

Hoje eu estava conversando com uma amiga sobre a importância dos animais em nossas vidas. De como os animais nos dão exemplos constantes de amor, fidelidade, carinho, asseio, companheirismo, responsabilidade – entre muitas outras coisas…

Hoje eu estava conversando com uma amiga sobre a importância dos animais em nossas vidas. De como os animais nos dão exemplos constantes de amor, fidelidade, carinho, asseio, companheirismo, responsabilidade – entre muitas outras coisas…Hoje os animais são usados inclusive para fins terapêuticos, pois os estudiosos já comprovaram uma melhora considerável em determinados tipos de pacientes. Os autistas, por exemplo, tem resultados fantásticos com a Equoterapia, que através do movimento do cavalo, procura resolver vários problemas funcionais do paciente.

Resultados com portadores de síndrome de down também já foram comprovados, sem contar os cachorros levados aos hospitais para melhor recuperação de crianças cancerígenas. Cachorros guias são os olhos dos cegos, e existem cachorros com percepção suficiente para avisar ao seu dono epilético a iminência de um ataque.Animais também ensinam responsabilidade às crianças. Um peixinho no aquário deve ser alimentado todos os dias, assim como gatos, cachorros e passarinhos – fazendo com que a criança desde pequena tenha responsabilidade sobre aqueles seres.

Nossa auto estima também se eleva quando eventualmente chegamos tristes em casa e recebemos uma lambida acolhedora de nosso cachorro na volta para casa. Os cachorros, aliás, são mestres em fidelidade, pois mesmo após uma enorme bronca, não saem de perto de seus donos enquanto não forem perdoados. Seu amor é inabalável mesmo após uma merecida surra.Poderia enumerar muito mais em relação ao bem que os animais nos fazem, mas fica aqui um Bom Conselho : cuide sempre bem de seu animal de estimação. E se você ainda não tem um – nem que seja um ratinho ou um porquinho da índia – não sabe o que está perdendo…

Patrícia CamargoCoach Pessoal / Afetiva especializada em
relacionamentosAtendimentos presenciais em Campinas ou via Skype para todo o
BrasilContatos através do e-mail bom-conselho

@hotmail.comwww.coachingafetivo.blogspot.com     

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter