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Efeitos do treino de contagem e de equivalências entre numerais e quantidade na aquisição de comportamento conceitual numérico – Rogério Crevelenti Fioraneli; João dos Santos Carmo

Ultimamente tem crescido o número de estudos acerca do papel da contagem na aquisição do conceito de número. Os resultados disponíveis dessas pesquisas demonstram controvérsias teóricas e experimentais. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do ensino de contagem a um grupo de pré-escolares sobre a aquisição do comportamento conceitual numérico e comparar esse efeito com o desempenho de crianças que não foram expostas ao ensino da contagem. Participaram oito crianças, entre três a quatro anos de idade, do Ensino Fundamental da rede privada de ensino de Araraquara/SP. Aplicou-se uma bateria de tarefas que envolveram valores de 1 a 9 e os estímulos: algarismos (A); conjuntos de figuras de objetos e animais, cuja distribuição espacial era aleatória (B); número escrito (C); ditado (D); e nomeação (E). Os participantes de ambos os grupos foram submetidos a testes iniciais, apresentadas na ordem que se segue: contagem, pareamento por identidade (AA, BB, CC), relações simbólicas (AB, AC, BA, CA, BC, CB), auditivo-visual (DA, DB, DC) e nomeação (AE, BE, CE). Aos dois grupos (Grupo Experimental e Grupo Controle) foram ensinadas as relações de equivalência entre números e quantidades (AB, AC e DA), porém a contagem oral foi ensinada apenas ao GE. O ensino da contagem se deu por meio de treino de imitação vocal dos nomes dos números, treino de produção de sequência de numerais e do estabelecimento de correspondência termo a termo entre nomes de números e elementos de um conjunto. Nos testes posteriores ao ensino das relações (os mesmos dos iniciais), os participantes do GE apresentaram a emergência das relações BA, BC, DB, DC e BE. Já os participantes do GC apresentaram emergência das relações BA, BC, DB e DC. O desempenho dos participantes que foram submetidos ao ensino da contagem oral foi superior ao dos sujeitos que não passaram por esse procedimento. Os resultados sugerem que a contagem apresenta um papel fundamental na aquisição do conceito de número referente ao estabelecimento de relações entre número e quantidade e facilita a emergência das relações ausentes, assim como o fortalecimento daquelas nas quais o participante apresenta desempenho pobre, de modo a completar a rede de relações componentes do conceito de número. Os dados obtidos neste estudo replicam os dados da literatura. Novos estudos estão sendo conduzidos com ampliação da amostra.

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