RedePsi - Psicologia

Colunistas

Os programas de Coaching e sua relação com o sucesso empresarial

Entenda como a escolha de um programa de Coaching pode influenciar seus resultados.
O cérebro humano vem sendo objeto de estudo de pesquisas de universidades renomadas. O órgão, responsável por todas as funções que realizamos, pode também influenciar nossas atitudes e nossos comportamentos, nos mais variados âmbitos da vida. Quando obtemos o controle total de nossa mente, podemos realizar verdadeiros milagres. Feitos que antes pareciam impossíveis se tornam banais. Cientistas que se aprofundam no ramo sabem que o segmento ainda é pouco explorado.

A vida profissional exige controle emocional e boas referências. Algumas organizações encontram dificuldades quando precisam de bons gestores. Nem sempre a média liderança da empresa está preocupada com os ativos humanos e com suas competências. Trata-se de um erro comum e fatal, que pode impactar a qualidade e a eficiência da produção. Colaboradores precisam sentir confiança e receptividade, e por isso necessitam de comandantes firmes e comunicativos, que promovam a interação e o espírito de equipe.

Os departamentos responsáveis por investimentos e finanças devem estudar as urgências do grupo com cuidado. Muitas vezes, os ativos humanos são deixados de lado para darem lugar aos milhões gastos com recursos materiais e tecnológicos. É claro que o patrimônio deve ser renovado com regularidade, mas a prioridade deve ser dirigida para o rico potencial intelectual que os times estratégicos podem gerar. Este potencial conduz a corporação para o sucesso nos resultados e nos rendimentos financeiros.

Uma saída para as instituições de negócio que desejam aprimorar seus componentes é o programa de Coaching. O fluxo de aprendizado extrai habilidades e competências ainda ocultas na personalidade dos alunos. Entre os itens, estão: poder de persuasão, poder de oratória, flexibilidade e adaptabilidade. Com um conjunto de boas práticas e com orientação adequada, a presidência garante o bem-estar e maximiza a energia empregada em projetos importantes e lucrativos.

Mas o que é coaching? O intuito do método é de desenvolver know-how interno e mostrar o poder do espírito e da catequização de impulsos. Quando agimos por impulso, agimos sem considerar conseqüências que podem aparecer posteriormente, e isto é ruim para o campo pessoal e para o campo profissional.  O mestre coach mostra caminhos diferentes dos que foram traçados pelos indivíduos até o momento, pois ele aplica o conteúdo adquirido em diferentes áreas de atuação durante as séries.
 
A evolução acontece depois de um tempo, de acordo com o esforço empregado durante o período de estudos.  As melhorias podem ser notadas com facilidade por fornecedores, parceiros e clientes. Tudo se torna mais claro e transparente, e os ganhos são inúmeros. Com a sintonia total atingida, os operários trabalham com consciência da relevância de suas funções e atividades. Nenhum aspecto do trajeto é negligenciado, e o foco na perfeição é garantido pela concentração injetada na confecção dos produtos.

O papel do coordenador de setor envolve a amenização de explosões causadas por sentimentos negativos. As questões particulares dos indivíduos não podem afetar o bem comum. Diferenças e frustrações familiares ou amorosas devem ser deixadas de lado quando entramos no local de trabalho. A imparcialidade e a vontade de conquistar novas posições podem servir como estímulos para os trabalhadores.

O Coaching profissional também pode servir como alternativa para aqueles que estão em busca de uma nova área de atuação. Executivos de inúmeros segmentos podem apostar em novas carreiras por meio das técnicas de coaching. A variedade de disciplinas permite que qualquer tipo de estudioso se insira no universo do treinamento corporativo. O instinto pedagógico e o ritmo didático devem fazer parte da rotina dos que investem no processo de Coaching.

Medos e inseguranças são naturais quando mudanças muito bruscas acontecem. Estas sensações não podem tomar conta ou dominar o psicológico do indivíduo em questão. A confiança e a solidez são parceiros que potencializam oportunidades e auxiliam nos desafios. Diretores percebem estas características e apontam gestores de acordo com este conjunto de itens. É assim que nascem comandantes respeitados.

O Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto é coaching e aperfeiçoamento. Os mais renomados ícones da área estão aqui. Escolas eficientes e bem estruturadas formam periodicamente os melhores mestres e orientadores da América Latina. O continente abriga nomes conhecidos por ícones do setor.

Personalidades apáticas, fracas e desequilibradas não chegam longe em companhias que carregam marcas respeitadas em seu portfólio. O renome e os produtos aclamados pelo público exigem firmes, discretos e receptivos. A conversa e o respeito servem como base para qualquer tipo de relacionamento, inclusive para aqueles que englobam líderes e liderados.

A identificação de relações destrutivas e prejudiciais é de responsabilidade dos gestores do campo. Quando algo não anda bem, estes devem procurar soluções rápidas e que satisfaçam todos os envolvidos nos atritos. O chefe de serviço que se mostra interessado e dedicado aos entraves sociais da célula é visto com valor pelos seus subordinados.

Por isso, ao detectar uma falha, a postura do coordenador não pode ser rude ou brusca. O programa de coaching apresenta modelos ideais de comportamento. Investir nesta empreitada emocional é investir em bons frutos para a organização.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter