Bolsa de Pesquisa Científica em Portugal

TITULO: UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (Mestre)

Ref.: 166/10 BI_1

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa Investigação (Mestre) no âmbito do projecto “Judgments of Moral Wrongdoings and Emotions: A Neuropsychophysiological Study”, nas seguintes condições:

 

Áreas Científicas: Filosofia, Psicologia, Neurociências, Ciências Cognitivas, Economia Comportamental e Comportamento Organizacional

 

Requisitos de admissão:

Requisitos:

·       Mestrado em Filosofia, Psicologia, Ciências Cognitivas/Neurociências ou outras Ciências do Comportamento (como Economia, Gestão).

·       Conhecimentos no domínio da Psicologia Moral e/ou Filosofia Moral e/ou Ciência Cognitiva e/ou Psicofisiologia/Neurociências.

·       Interesse em trabalho laboratorial na área da Neuropsicofisiologia.

·       Capacidade de desempenhar tarefas básicas de gestão de projecto.

·       Domínio falado e escrito das línguas Portuguesa e Inglesa.

·       Competências de literacia informática apropriadas a uma posição de investigação académica.

·       Competências excelentes de interacção social e de apresentação pública.

·       Disponibilidade para viajar dentro e/ou fora de Portugal para apresentações científicas ou participação em actividades de formação.

·       Disponibilidade para apresentar Workshops.

 

Condições preferenciais:

·       Formação interdisciplinar.

·       Conhecimentos em métodos e técnicas quantitativas de investigação.

·       Experiência prévia com trabalho laboratorial na área da Neuropsicofisiologia e/ou Neurociências.

 

Plano de Trabalho:

O assistente de investigação irá participar em todas as fases do projeto “Judgments of moral wrongdoings and emotions: A neuropsychophysiological study”. O propósito desta investigação é o estudo do papel dos processos emocionais nos julgamentos morais, que categorizam uma acção como uma transgressão moral. Está investigação será realizada duas fases. Na primeira, pretendemos examinar as propriedades emocionais dos cenários da Tarefa Moral/Convencional e a forma como estas propriedades se relacionam com os Julgamentos Morais/Convencionais. Esta fase irá envolver recolhas de dados por inquéritos, assim como, experiências comportamentais e fisiológicas. Numa segunda fase, iremos testar as diferentes possibilidades para “o quando” e “o onde”, dentro do processo de julgamento moral, é que a emoção ocorre/é influenciada, e, se estes processos diferem para cenários morais e convencionais. Por sua vez, esta fase irá envolver um conjunto de dados Electroencefalográficos/Potenciais Relacionados com Eventos (EEG/ERP).

 

A investigação será realizada no CEGEA – Centro de Estudos em Gestão e Economia Aplicada, da FEG – Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa – Porto, numa colaboração entre o Porto X-Phi Lab e o Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Porto (Portugal).

 

A posição será atribuída pela duração de 6 meses e é passível de renovação por períodos variáveis (a serem negociados) até um máximo de 28 meses.

 

 

Principais Actividades e Responsabilidades:

·       Realizar diversas actividades básicas de investigação que poderão incluir entrevistas, experiências laboratoriais, avaliação crítica e interpretação, análise de dados computacionais e avaliação ou pesquisa de consulta na biblioteca com a equipa de trabalho;

·       Redacção regular de relatórios de progresso sobre a investigação para membros do grupo ou para públicos externos para disseminar e publicitar os resultados obtidos;

·       Redacção dos resultados do seu próprio trabalho e contribuição para a produção de relatórios de pesquisa, publicações e propostas;

·       Participar em formações sobre o uso de métodos de pesquisa e equipamento necessário para o projecto;

·       Executar pequenas tarefas administrativas de rotina. Por exemplo, organizar reuniões de pesquisa em grupo, manutenção do website do grupo de investigação; etc

·       Ler artigos académicos, Journals ou livros que o mantenham a par dos desenvolvimentos;

·       Realizar outras tarefas designadas pela equipa que abranjam o âmbito do projecto.

Planeamento e Organização:

·       Planear as próprias actividades diárias no âmbito do programa de pesquisa acordado;

·       Contribuir para o planeamento das actividades de investigação, relatórios e publicações etc, geralmente com 1-6 meses de antecedência.

Responsabilidades de Gestão de Recursos (exemplo: finanças, pessoas, equipamento, etc):

·       Estabelecer a comunicação com a equipa do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Porto;

·       Auxiliar os estudantes que participem no projecto.

Relações Internas e Externas:

·       Estabelecer comunicações com os parceiros de investigação e o pessoal de apoio em situações rotineiras;

·       Participar e contribuir em reuniões importantes.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto

(http://www.porto.ucp.pt/crp/bolsas/docs/RegBolsas_UCP-CRP_L40-04_vfinal.pdf)

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no CEGEA, Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada, da Faculdade de Economia e Gestão (FEG) e no Porto X-Phi LAB, sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos E. E. Mauro (FEG – Católica Porto), do Professor Doutor Paulo Sousa (ICC – Queen’s University, Belfast) e do Dr. Fernando Ferreira-Santos (FEP – Católica Porto e Laboratório de Neuropsicofisiologia da UP)

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses (com possibilidade de renovação), com início previsto em 01 de Julho de 2012.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Este projecto é financiado pela Fundação BIAL.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista (presencial ou por skype), com a respectiva valoração de 50% para cada método.

 

Composição do Júri de Selecção: Professor Doutor Carlos Mauro (Presidente do Júri), Vogais efectivos: Professor Doutor Paulo Sousa, Dr. Fernando Ferreira-Santos. Suplentes: Professora Doutora Eva Dias de Oliveira e Professora Doutora Conceição Soares.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por ordem de seriação dos candidatos e afixada em local visível e público no placard da Direcção de Gestão de Pessoas do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, sito no campus Asprela, Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n Porto, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email bem como os restantes candidatos.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de Maio de 2012 a 11 de Junho de 2012.

 

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, referindo o título e referência do projecto, descrevendo a motivação e os objectivos profissionais do candidato; Curriculum Vitae detalhado; Cópia do certificado de habilitações.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio convencional (carta registada) para:

Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto,

Campus da Asprela

Direcção de Gestão de Pessoas

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/nº

4200-072 Porto

Portugal

 

Caso o candidato esteja fora de Portugal, pede-se que envie, até o prazo referido, a candidatura pelo correio convencional e que envie também, até o prazo referido, a candidatura digitalizada.

 

 

 

Contactos para esclarecimentos:

Direcção de Gestão de Pessoas

Email: gpessoas@porto.ucp.pt

Tel.: 225580006

Comments are closed.


loading...