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Jogos interativos podem ajudar no desenvolvimento da linguagem infantil

Estudo desenvolvido pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, indica que sessões de treinamento curtas e intensas com o uso de jogos de linguagem estrutural pode estimular o precoce desenvolvimento da linguagem e o aprendizado da leitura.
Pesquisas realizadas anteriormente demonstraram que o desenvolvimento da leitura em crianças pode ser estimulada com jogos de linguagem estrutural e interativa a partir de seis anos; Agora, em estudo desenvolvido durante três anos, pesquisadores de uma universidade sueca exploraram o efeito da participação de crianças de 4 anos nos tipos de jogos supracitados, sendo que os autores hipotetizaram que tais crianças que são ativamente estimuladas em seu desenvolvimento dos chamados consciência fonológica e linguística; A consciência linguística explicita que a criança é consciente de sua linguagem e quais os sons das palavras e sentenças, e a consciência fonológica implica na estrutura fonética da linguagem, que é importante para os estágios mais primais do desenvolvimento da leitura e o entendimento da conexão entre as letras e os sons.

O estudo analisou 370 crianças, sendo que cada uma recebeu um treino fonológico (no modelo supracitado) de 25 minutos por dia durante seis semanas, onde tais semanas foram repetidas durante três anos e com resultados colhidos em testes pré e pós período de treinamento; As crianças então foram divididas em três grupos (um grupo fonológico, um grupo que recebeu tratamentos alternativos e um grupo controle que não recebeu nenhum tipo de treinamento e, ao fim do terceiro ano, foram oferecidos treinamentos fonológicos aos três grupos com estrutura em disciplinas pré-escolares.

Os resultados indicaram que o treino fonológico oferecido teve efeitos imediatos, sendo que tais efeitos ainda podiam ser vistos até um ano depois; “As crianças do grupo de intervenção tiveram um aumento na consciência fonológica, como exemplificado na capacidade de identificar e manipular os sons fonéticos, sendo que a habilidade de reconhecer a forma da linguagem é algo importante para o desenvolvimento precoce da leitura”, conclui Ulrika Wolff, autora da pesquisa.

Fonte: Fundação AlphaGalileo

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