RedePsi - Psicologia

Notícias

Uso abusivo de álcool na juventude está ligado a transtornos de depressão e ansiedade

De acordo com recente estudo, jovens que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas estão mais propensas a desenvolver depressão, ansiedade ou stress.
Cerca de 6 mil estudantes de 12 a 19 anos e 8 mil jovens (de 17 a 25 anos) participaram de estudo na Universidade de Dublin; Dos 14,000 participantes, 38% relataram comportamentos nocivos relacionados a bebida e 7% demonstraram sinais de dependência. Outra parte do grupo apresentou sintomas de depressão profunda ou muito profunda.

Segundo Barbara Dooley, o estudo ratifica a relação entre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e a saúde mental; Sintomas depressivos graves foram encontrados em 27% dos adolescentes com possível dependência alcoólica, enquanto que apenas 6% dos adolescentes que não tinham problemas com a bebida apresentaram tais sintomas.

A pesquisa também demonstrou uma forte relação entre a depressão e a automutilação e a ansiedade e o stress; Um quinto dos jovens relataram terem se machucado sem a intenção do suicídio e mais de um quarto dos indivíduos que cometeram tal injúria tiveram sintomas depressivos graves ou muito graves, sendo que 7% dos jovens tentaram se suicidar e menos da metade deles procurou ajuda após as tentativas.

Dos jovens que tentaram o suicídio, um terço deles relatou dificuldades em procurar ajuda, sendo que o estudo aponta a ajuda de um adulto confiável como fator de impacto significativo na redução das chances do suicídio ou automutilação.

Fonte: University College Dublin

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter