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Avaliação de um conjunto de atividades em sala de aula regular em conjunto com a aplicação de um software de leitura e escrita para alunos autistas e com deficiência intelectual – Leticia Barbieri; Priscila Benitez; Camila Domeniconi

Leitura e escrita são consideradas habilidades relevantes para o repertório acadêmico de qualquer indivíduo. Entretanto, o baixo desempenho nestes repertórios tem sido observado entre alunos com deficiência intelectual e autismo, incluídos na rede regular de ensino. O presente projeto tem como objetivo planejar, implementar e avaliar uma proposta de ensino colaborativo com atividades concatenadas a serem aplicadas por professores da sala de aula regular (na sala de aula regular) e professores de educação especial (durante o atendimento educacional especializado), visando o ensino de habilidades básicas de leitura para tais alunos incluídos na rede regular de ensino.

As atividades que estão sendo aplicadas na sala de aula regular foram baseadas na estrutura de um software de ensino, texto amplamente para o ensino de leitura e escrita. O procedimento delineado para o presente projeto em andamento foi delineado em um esquema de tratamentos alternados, em que tais atividades estão sendo aplicadas em três condições experimentais: pelos professores regulares e de educação especial (condição AB), apenas pelos professores de educação especial (condição A), ou apenas pelo professor regular (condição B). Foram recrutados seis alunos incluídos no ensino regular e cada um deles foi exposto às diferentes condições alternadas, ao longo de quatro unidades de ensino. Foram aplicados instrumentos no pré-teste e estão sendo aplicados instrumentos ao longo de cada passo de ensino e unidade e posteriormente ao término do ensino será aplicado o pós-teste e o follow-up. Para análise de dados final será comparado o desempenho do aprendiz em cada momento de avaliação, o número de sessões por passo e será investigado o comportamento do monitor em cada condição. Espera-se que os resultados produzidos ao término do estudo possam auxiliar na elaboração de estratégias de ensino eficazes de leitura e escrita para esses aprendizes, envolvendo professores especiais e regulares.

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