RedePsi - Psicologia

Comportamento Simbólico e Teoria dos Quadros Relacionais(RFT): O Que Há de Novo para a Prática Clínica da Análise do Comportamento – Yara Nico; Roberta Kovac

O presente curso tem como objetivo discutir comportamento simbólico a partir do paradigma de Equivalência e, principalmente, da Teoria dos Quadros Relacionais (RFT). A RFT vem sendo desenvolvida desde início dos anos 90 e se origina dos estudos sobre Equivalência de Estímulos e Comportamento Verbal. Tem como objeto de estudo o responder relacional arbitrariamente aplicável (RRAA), operante generalizado de relacionar estímulos arbitrários. Este operante é diretamente aprendido via treino de múltiplos exemplares e, na medida em que passa a ser contextualmente controlado, pode ser aplicado a quaisquer pares de estímulos arbitrários possibilitando, então, a derivação de relações não diretamente aprendidas (relações derivadas).  
 
Será apresentada uma introdução aos conceitos centrais desta teoria: o responder relacional com um tipo de abstração contextualmente controlada; os diferentes tipos de relações arbitrárias especificados em cada Quadro Relacional (coordenação; oposição; comparação; hierárquico; temporal; espacial; deítico); as características deste operante (implicação mútua, implicação combinatória e transformação de função); dados empíricos que embasam esta teoria e as implicações destes novos dados para a clínica analítico-comportamental.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter