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Contribuições da análise do comportamento para o modelo de educação a distância adotado na UAB/UFSCar – Aila Stefania de Almeida; Ana Letícia Simonato Barboza; Ana Paula Araújo Fonseca

Para a Análise do Comportamento educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para os outros em algum momento futuro.  A educação é inerente à condição humana e ocorre em qualquer ambiente. O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC) influenciou as relações sociais e, também, ampliou as possibilidades educacionais. A educação a distância possui como característica básica o distanciamento físico entre professores e alunos, mediado pela TIC. O objetivo deste trabalho foi analisar o curso de Pedagogia da UAB/UFSCar, alvo da pesquisa de uma dissertação de mestrado defendida em 2010, e elencar aproximações e distanciamentos com os princípios da Análise do Comportamento. Foram analisados fragmentos de entrevistas, bem como resultados e discussão contidos nesta dissertação. Os dados coletados indicaram que o curso de pedagogia da UAB/UFSCar apresentava: fragmentação do trabalho docente e desarticulação entre os envolvidos no processo de ensino; utilização de material impresso e digital como focos do processo educacional e compreensão da atuação do professor e tutor como secundária.  A Análise do Comportamento também compartilha da visão de que a fragmentação do trabalho do tutor torna seu trabalho alienante. Como alternativa o tutor deve participar do processo de planejamento das disciplinas e materiais didáticos, permitindo seu acesso à totalidade do processo educacional. Mais do que organizar e acessar o material da disciplina, professor e tutor devem arranjar contingências às quais os alunos serão expostos, estabelecer os objetivos de ensino e liberar consequências ao longo do programa (prática do feedback). A autora da dissertação entende que a secundarização da atuação do professor ocorre a medida que a função de ensinar ficaria a cargo da TIC. Porém, pelo viés da Análise do Comportamento, o uso da TIC e material didático programado permitem ao professor, mediado por estes, entrar em contato com o aluno e levá-lo a se comportar na direção desejada. Outra vantagem destes recursos mediacionais é que permitem o exercício das principais funções docentes: a) constante processo de avaliação e b) reestruturação do programa de ensino. Em suma, concluiu-se, a partir das informações obtidas na dissertação analisada, que o curso de Pedagogia da UAB/UFSCar pode ter contribuições da Análise do Comportamento nas etapas de planejamento e de execução das disciplinas ao ampliar o enfoque dado à função docente na EaD.

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