RedePsi - Psicologia

Produção de demonstrações de sistemas informatizados no contexto da educação corporativa – Rafael Marques de Oliveira

O objetivo deste trabalho é apresentar estudo acerca do desenvolvimento de ferramenta utilizada na produção de demonstrações de funcionalidades de sistemas informatizados. As demonstrações são comumente utilizadas como objeto educacional na educação corporativa e têm a finalidade de orientar o usuário nos passos necessários para interagir em um sistema, de modo a atingir seus objetivos. Apesar de muitas interfaces serem projetadas para facilitar a interação, as demonstrações podem ser utilizadas para direcionar a atenção do usuário para ações relevantes em contextos específicos, reduzindo desvios que interferem nas atividades laborais. No cenário que deu origem a este estudo, uma grande proporção do trabalho despendido pela equipe de produção concentrava-se na transformação do conteúdo bruto, elaborado por especialistas, de modo a adequá-lo a um formato instrucional. Percebeu-se que esse processo poderia ser otimizado caso houvesse orientação dos especialistas na elaboração do conteúdo para a adoção dos padrões utilizados pela equipe de produção. O procedimento realizado consistiu na análise das funções de cada informação contida em uma demonstração. Foram realizadas três implementações de demonstrações baseadas nessas categorias e verificou-se que elas atendiam as necessidades instrucionais. A solução foi apresentada aos elaboradores de conteúdo para que construíssem o material no novo padrão. Como resultados, foi possível observar mudanças na forma como os passos das demonstrações eram descritos e redução do tempo de produção, já que o conteúdo categorizado apresentava-se mais adequado aos modelos de interação pré-programados. Concluiu-se que a racionalização do processo de produção de demonstrações aumentou a autonomia dos elaboradores de conteúdo e dos membros da equipe e possibilitou também a reorientação do trabalho para a identificação de novas necessidades educacionais.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter