RedePsi - Psicologia

Representações dos homens heterossexuais acerca do ciúme contemporâneo: considerações da análise do comportamento – Thiago de Almeida; Maria Raquel Moretti Pires; Maíra Costa Abreu; Marília Criscuolo Urbinati; Rafael De Tilio

O ciúme pode ser um elemento presente nos relacionamentos afetivos, sendo este sentimento, um fenômeno que ocorre com frequência entre os seres humanos. Esse sentimento pode representar tanto a manifestação de amor, quanto, um sentimento angustiante e doentio, portanto, pode desestruturar a saúde física e psicológica das pessoas envolvidas no relacionamento afetivo. O objetivos geral desta pesquisa investigou as representações sociais de sete homens heterossexuais, de 18 a 35 anos, em um relacionamento afetivo por mais de um ano, residentes em Ribeirão Preto, SP. Participaram desse estudo sete homens heterossexuais, de 18 a 35 anos, em um relacionamento afetivo por mais de um ano, residentes em Ribeirão Preto SP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e seguiu um roteiro pré-definido abrangendo a temática proposta, com temas relevantes para obtenção de dados necessários para alcançar os resultados e os objetivos pretendidos na pesquisa.

A partir de uma análise funcional, pode-se identificar que para esses participantes o comportamento ciúme, pode ser um sentimento presente nos seres humanos e é observado como reforço e manutenção dentro de relacionamentos afetivos (prova de amor e segurança afetiva). Outros participantes descrevem o sentimento como um estímulo aversivo e acreditam que tal sentimento não deveria existir, pois, como consequência deste, pode desequilibrar o relacionamento. De acordo com os relatos observou-se que o ciúme pode ser produto de condicionamento operante e reflexo, ou seja, reflexo por ser gerado a partir da insegurança, baixa autoestima, desconfiança (eventos privados) e operante no que diz respeito às dificuldades de comunicação e relacionamento entre os parceiros afetivos. Foi verificado nos relatos que se o comportamento ciúme não ocorre, pode ser observado como dificuldade no relacionamento. O que podemos concluir com esta pesquisa é que esse sentimento pode ser um elemento presente nos relacionamentos e que em alguns casos, se ocorrer de forma exacerbada pode ser nocivo aos parceiros, desta forma, pode ser gerado por insegurança, baixa autoestima, desconfiança e por dificuldade de comunicação entre os parceiros afetivos. O sentimento pode ser visto de forma saudável e necessária ao relacionamento, pois, em alguns casos promove a união afetiva do casal, demonstrando dessa forma aos parceiros, uma relação de amor, cuidado mútuo e segurança afetiva, mas, se não ocorre o ciúme, pode ser observado como dificuldade no relacionamento. Conclui-se que pode ser nocivo, pois, quando exacerbado pode ocasionar violência física e psicológica. Em algumas falas pode-se verificar que o ciúme quando exacerbado pode acarretar desde constrangimentos verbais até a morte.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter