RedePsi - Psicologia

Notícias

Sistema de recompensa por esforço estimula o trabalhador a ser mais empenhado, aponta pesquisa

Recente estudo demonstra que a promessa de uma recompensa motiva indivíduos a trabalharem mais arduamente do que se sofressem ameaças de penalidades.
Os pesquisadores apontam que os trabalhadores respondem melhor aos bônus do que penalidades; O estudo foi conduzido em um experimento onde os participantes interpretavam os papeis de supervisores e empregados.

Alguns empregados foram selecionados para um programa bônus, onde enquanto outros empregados trabalhavam sobre um sistema de penalidade, como reduções no pagamento, demissões, sanções ou outras ações disciplinares.

Empregados no sistema de recompensa foram mais aplicados na execução de seus trabalhos, devido à confiança dada a seu supervisor.

Segundo os autores da pesquisa, os resultados exibidos demonstram que trabalhadores que recebem bônus por seus esforços irão trabalhar cada vez mais empenhados, aumentando suas produtividades e potencialmente aumentando seus rendimentos.

A pesquisa conclui também que indivíduos sujeitos a penalidades tendem a perder a confiança em seu supervisor e, por conta disso, trabalham menos eficientemente.

Fonte: Michigan State University

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter