RedePsi - Psicologia

Notícias

Dia Nacional da BVS-Psi: saiba mais e participe de atividade online

Neste dia 28 de Agosto a ABEP (Associação Brasileira de Ensino em Psicologia), a ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e a REBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas de Psicologia), em conjunto com a BVS-Psi ULAPSI Brasil (Biblioteca Virtual em Saúde, Psicologia da União Latino-americana de Entidades de Psicologia), promoverão o dia Nacional da BVS-Psi 2012. A RedePsi realizou entrevista com Maria Imaculada Cardoso Sampaio, Coordenadora Técnico-Científica da BVS-Psi, que esclareceu aspectos pertinentes à esta importante comemoração.
Segundo Imaculada, o Dia Nacional da BVS-Psi surgiu de uma necessidade de maior visibilização da Biblioteca Virtual de Psicologia enquanto fonte de informação de extrema importância para a formação e atualização do profissional de psicologia brasileiro, sendo que tal dia tem sido uma oportunidade de divulgar e apresentar os benefícios de utilização da BVS-Psi.

Em relação às atividades desenvolvidas no Dia Nacional, Imaculada aponta que as bibliotecas da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) tem a autonomia para decidir qual atividade será desenvolvida, como cursos, palestras, capacitações ou até mesmo panfletagem, além de atividade centralizada organizada pela coordenação da BVS-Psi. Segundo a coordenadora, o importante é que neste dia se fale da BVS-Psi em todos os cursos e Conselhos de Psicologia do País.

Ainda no que tange as atividades, Imaculada pontua acerca da proposta do Dia Nacional BVS-Psi: onde haja uma biblioteca perto ou na instituição do curso ali oferecidos todos podem participar do conjunto de atividades, como a apresentação dos recursos e funcionalidades da BVS-Psi e impressos formativos, mas como enfoque principal a orientação sobre como realizar buscas e consultas às informações científicas de maneira eficaz e segura.

Além das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, a coordenação da BVS-Psi realizará um Tira-Dúvidas virtual às 14:30h, com a presença de uma professora, uma aluna de pós-graduação, um aluno de graduação e uma psicóloga, com o intuito de esclarecer as dúvidas do debate realizado no Dia Nacional BVS-Psi de 2011 e outras que poderão ser encaminhadas via e-mail durante o evento, que terá transmissão pela internet.

Os participantes do Tira-Dúvidas virtual serão Ana Paula Noronha (professora da Universidade São Francisco), Gabriela Andrade da Silva (aluna de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo), Marina Petrilli Segnini dos Santos (psicóloga Clínica e professora da Faculdade Anhembi Morumbi) e Rafael Monho Pinto Ribeiro (aluno de graduação da faculdade Anhembi Morumbi). Imaculada aponta que as bibliotecas da ReBAP poderão apresentar o Tira-Dúvidas virtual em tempo real ou apresentar em outros dias e horários, sendo que o evento será grava e ficará disponível no IPTV/USP.

O Tira-Dúvidas Virtual pode ser acompanhado a partir das 14:30h através deste link, e as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] durante a transmissão; O debate realizado no Dia Nacional BVS-Psi de 2011 pode ser visualizado neste link.

Conheça a BVS-Psi!

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter