RedePsi - Psicologia

Notícias

Indivíduos anoréxicos julgam suas estruturas corporais a partir da estrutura de outros indivíduos, aponta pesquisa

De acordo com recente estudo desenvolvido pelo Hospital Universitário de Lille, na França, embora os indivíduos acometidos de anorexia nervosa tenham uma visão distorcida de seus próprios corpos, os mesmos julgam-se de acordo com o tamanho do corpo/estrutura corporal das outras pessoas.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela distorção da percepção do próprio corpo, um medo irracional de ganho de peso e uma excessiva restrição alimentar, fazendo com que o indivíduo se enxergue como obeso – apesar de estar abaixo do peso normal – , sendo que tal transtorno normalmente se desenvolve entre os dez anos e a vida adulta.

O estudo analisou 25 pacientes anoréxicos e 25 participantes com peso normal, sendo que foram pedidos a todos os pacientes que olhassem para uma entrada de uma porta e então respondessem se seriam capazes de passar pela entrada.
 
Os pacientes anoréxicos responderam que não seriam capazes de passar por entre a porta, mesmo a entrada sendo larga o suficiente para os mesmos passarem; Em contraste a isso, eles responderam de maneira igual aos indivíduos de peso normal quando deveriam julgar se outra pessoa poderia passar pela porta.

Além disso, os pesquisadores descobriram uma relação entre a percepção dos pacientes em sua capacidade de passar entre a porta e seu tamanho corporal antes deles desenvolverem a anorexia; A relação estabelecida aponta que quanto mais peso os pacientes anoréxicos tivessem perdido nos últimos seis meses mais larga deveria ser, segundo a percepção dos pacientes, a entrada da porta para que pudessem passar por ela.

Os erros de percepção que os pacientes anoréxicos apresentam podem ocorrer devido ao fato do sistema nervoso central não perceber o novo e magro corpo e apresentar uma representação incorreta das dimensões corporais, apontaram os pesquisadores.

Fonte:  PLoS ONE

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter