RedePsi - Psicologia

Artigos

Abordagem sobre Psicologia

Psicologia é a ciência da mente e do comportamento. A palavra "psicologia" vem da palavra grega psique que significa "sopro, espírito, alma", e logia palavra grega que significa o estudo de alguma coisa.

De acordo com o dicionário médico Medilexicon, a psicologia é "A profissão (psicologia clínica), disciplina acadêmica (psicologia acadêmica) e ciência (pesquisa em psicologia) preocupado com o comportamento dos seres humanos e animais, e relacionados com os processos mentais e fisiológicos." Embora a psicologia pode também incluir o estudo da mente e comportamento dos animais, neste artigo refere-se principalmente a psicologia de seres humanos.

Como os psicólogos estudam a mente?

A mente é altamente complexo e enigmático. Uma maravilha como psicólogos podem estudar tal coisa, intrincada aparentemente abstrata e extremamente sofisticado muitos. Mesmo que os cientistas observam no interior do cérebro, como em uma autópsia ou durante uma operação cirúrgica, tudo o que vemos é a massa cinzenta (o cérebro). Pensamentos, cognição, emoções, lembranças, sonhos, percepções, etc, não pode ser visto fisicamente, como uma erupção cutânea ou defeito cardíaco.

Especialistas dizem que a abordagem da psicologia que não é diferente de outras ciências. Como em outras ciências, experimentos são planejados para confirmar ou refutar teorias ou expectativas. Para um físico, os dados brutos durante os experimentos podem ser átomos, elétrons, a aplicação ou retirada de calor, enquanto que para o psicologo o comportamento humano e onde se encontra os dados brutos de estudo.

Para o psicólogo, o comportamento humano é usado como evidência – ou pelo menos uma indicação de como a mente funciona. Nós somos incapazes de observar a mente diretamente, no entanto, praticamente todas as nossas ações, sentimentos e pensamentos são influenciados pelo funcionamento de nossas mentes. É por isso que o comportamento humano é usado como dados brutos para testar teorias psicológicas sobre a forma como a mente funciona.

Onde é que a psicologia se encontram em comparação com outras ciências?
Muitos dizem que a psicologia está no cruzamento de outras disciplinas, como a medicina, linguística, sociologia, biologia, inteligência artificial, a antropologia, a sociologia e até mesmo a história. Por exemplo, a neuropsicologia – que analisa a forma como diferentes áreas do cérebro estão envolvidas na linguagem, memória, emoções, etc – se sobrepõe a biologia e medicina.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter