Dilma vetou 30 horas para os fonoaudiólogos. Fará o mesmo com as 30 horas dos psicólogos?

Dilma: “decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público”

Para o código florestal, o veto de Dilma foi parcial (fonte: Info Abril)

De acordo com o CRF de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei da Câmara nº 119/2010, que trata da fixação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os fonoaudiólogos. A notícia saiu na Seção 1, do Diário Oficial da União desta quinta-feira (25/4).

De acordo com veto presidencial, foram ouvidos os Ministérios da Fazenda, do Trabalho e Emprego e da Saúde, e o argumento é que: “A redução da jornada semanal proposta impacta o orçamento dos entes públicos, notadamente municipais, com possível prejuízo à política de atendimento do SUS. Além disso, eleva o custo para o setor privado de saúde, que poderá ser repassado ao usuário. Por fim, a negociação coletiva permite a harmonização dos interesses dos gestores da saúde e representantes da categoria profissional”.
A Presidente do CFFa, Bianca Queiroga, afirma que “lamentavelmente o veto irá deixa claro a posição do governo em desfavor da promoção de melhorias nas precárias condições de trabalho dos profissionais de saúde no Brasil, indo de encontro ao que é defendido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)”.

Com o veto da presidenta o projeto volta para o legislativo, mas a fila para apreciação é grande e alguns projetos esperam por mais de 15 anos.

O PL das 30 horas para os psicólogos

O Projeto de Lei 3.338/08, que garante a jornada de trabalho de 30 horas semanais para psicólogas (os) brasileiras (os), ganhou novo relator na quinta-feira, 11 de abril. O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) será o relator do PL que se encontra na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), desde novembro de 2012.

Após passar pela CFT, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).  O Conselho Federal de Psicologia e o SinPsi estão mobilizados para que o projeto siga para apreciação da presidenta Dilma, mas será que a presidenta dará tratamento diferenciado para a psicologia?

 

Conteúdo relacionado:

  1. Comissão da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que regulamenta carga horária de 30 horas semanais para psicólogos
  2. Carta Manifesto à Marta Suplicy pela jornada de 30 horas para Psicólogos
  3. Psicólogos fazem abaixo assinado apoiando Dilma Roussef
  4. Audiência pública discute redução da jornada de trabalho para a Psicologia e Projeto de Lei agora seguirá para aprovação
  5. Flamas recebe prêmio e entrega relatório à Dilma Rousseff

, ,

4 Responses to Dilma vetou 30 horas para os fonoaudiólogos. Fará o mesmo com as 30 horas dos psicólogos?

  1. Caio Augusto Gibertoni Gomes 1 de maio de 2013 at 20:23 #

    Apoiadíssima Dilma! Enfermeiros, Psicólogos e Fonoaudiólogos não tem nenhum stress que policiais, agrônomos, executivos, funcionais de prefeituras e estados, etc não tenham. Já virou bagunça isso.

  2. Jonas Cholfe 30 de abril de 2013 at 9:39 #

    O PT definitivamente se vendeu, agora é aliado incondicional da iniciativa privada. Está passando da hora de mudar de nome. O autoritarismo do veto é impressionante, esse PL não passou pela análise dos deputados e senadores? Quer dizer então que a presidente rejeita a decisão do Senado e da Câmara?

    No PT e no PSDB eu não voto mais. Primeiro “mensalão”, depois essa, a internação compulsória do Alckmin e o veto à lei que inseriria os psicólogos e assistentes sociais definitivamente no desenvolvimento da Educação no Brasil, qual será a próxima palhaçada?

    Espero que novos partidos ou reformas importantes aconteçam na política, porque a coisa está terrível para nós psicólogos e para nossos colegas de trabalho.

  3. Rodrigo Montero 29 de abril de 2013 at 17:27 #

    Os lobos já nem disfarçam mais. Deixara, há tempos a pele de cordeiro de lado e estão mostrando os dentes!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dilma vetou 30 horas para os fonoaudiólogos. Fará o mesmo com as 30 horas dos psicólogos? | Blog Mural Psicologia - 29 de abril de 2013

    [...] Fonte: http://www.redepsi.com.br/2013/04/dilma-vetou-30-horas-para-os-fonoaudiologos-fara-o-mesmo-com-as-30… This entry was posted in Uncategorized and tagged carga horaria, jornada semanal, pl 30 horas, Saúde Pública by muralpsicologia. Bookmark the permalink. [...]

Deixe uma resposta



Directory powered by Business Directory Plugin