RedePsi - Psicologia

Notícias

O Coaching como ferramenta de orientação e motivação

O Coaching é um processo de orientação de pessoas ou equipes em busca de resultados, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.  É uma atividade muito utilizada nas empresas como uma excelente ferramenta de Gestão e Liderança.

Através de métodos, ferramentas e técnicas específicas, o profissional habilitado, chamado de Coach, realiza uma orientação ao cliente, o Coachee. O Coach atua orientando e motivando o Coachee, que pode ser uma pessoa ou equipe. O propósito é levá-lo à reflexão de diversos aspectos de sua vida, ativando capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais e dando-lhe condições para aprimorar suas aptidões pessoais ou profissionais de forma a alcançar os objetivos previamente traçados.

O Coaching não é uma atividade psicoterapêutica; é um processo de descobertas do próprio Coachee voltado para sua a realidade e futuro. O Coach procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta e interatividade. O processo de Coaching é uma excelente ferramenta que proporciona resultados em mais de 80% dos casos de questões trazidas pelos Coachees. O Coach deve trabalhar com respeito ao ser humano, sabendo quais são as perguntas certas a se fazer para conseguir as melhores respostas de forma a obter os objetivos traçados.

Como atividade, o Coaching deve ser primeiramente voltado para o benefício das pessoas e da sociedade como um todo e, de forma secundária, como uma fonte de sustento.

Formação em Coaching e Mentoring

O curso de formação em Coaching e Mentoring habilita profissionais de diversas áreas a trabalhar como Coaches e Mentores de forma autônoma ou dentro de organizações. No Brasil, a atividade não é regulamentada e existem algumas escolas que oferecem a formação.

Desenvolvido pelo Instituto Holos para a formação de Coaches e Mentores, o Sistema ISOR® é uma metodologia de caráter científico pedagógico voltado para o desenvolvimento integrado de Pessoas e Organizações. Por ter como base o pensamento sistêmico, fundamentos da administração, das ciências e da milenar sabedoria humana, o Sistema ISOR® se propõe fundamentalmente a desenvolver nas pessoas uma vivência relacional com base na coerência, transparência e reciprocidade entre VISÃO e AÇÃO. A partir dessa fundamentação, a metodologia avança no fornecimento de instrumentais que se interconectam e permitem lidar com realidades relacionais e organizacionais complexas. A metodologia proposta por esta exclusiva ferramenta do Instituto Holos utiliza referenciais gráficos (holográficos) para gerar o autodesenvolvimento e a ampliação da Mentalidade e Visão.

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter