RedePsi - Psicologia

Notícias

Quais os principais problemas dos testes psicológicos com parecer desfavorável?

Autora aponta para a necessidade de instrumentos novos, com a atualização dos existentes, com a verificação de seus parâmetros psicométricos, além de uma maior atenção para a formação profissional.

O periódico Avaliação Psicológica, publicou artigo da psicóloga Tatiana de Cássia Nakano da PUC Campinas que lista e discute os principais problemas relacionados aos testes psicológicos com parecer desfavorável no SATEPSI:

 Dado o movimento de retomada da credibilidade da avaliação psicológica perante a sociedade e os próprios profissionais e a importância da criação do Satepsi, o presente estudo visou identificar os principais problemas encontrados nos testes que receberam parecer desfavorável neste sistema de avaliação. Os resultados demonstraram a existência de uma lista atual composta por 83 instrumentos e 59 pareceres disponibilizados. A análise dos mesmos permitiu verificar que a maior parte dos instrumentos reprovados (n = 58) já se encontrava disponível no mercado antes da publicação da resolução, fato que justifica, em parte, o não atendimento aos critérios mínimos estabelecidos pela inexistência, até então, de qualquer tipo de exigência. Na maioria, os testes reprovados envolvem os construtos da personalidade e inteligência e apresentam problemas principalmente em relação à ausência ou desatualização dos estudos de validade, precisão e normatização, embora também sejam notados problemas com sustentação teórica e equívocos na utilização de análises estatísticas.

Confira o estudo completo em: NAKANO, Tatiana de Cássia. Problemas apresentados pelos instrumentos com parecer desfavorável no SATEPSI. Aval. psicol.,  Itatiba,  v. 12,  n. 2, ago.  2013 .   Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000200003&lng=pt&nrm=iso >

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter