RedePsi - Psicologia

Notícias

Facebook ou Twitter? Como a idade e o narcisismo motivam essa escolha

Estudo revela conexões entre o narcisismo e como as pessoas usam as redes sociais; De acordo com a pesquisa da Universidade de Michigan, a maneira como os indivíduos usam o Facebook é como um espelho que reflete suas personalidades. Já o Twitter é mais como um megafone: para difusão de ideias.

Para alcançar esses resultados, os pesquisadores desenvolveram dois estudos: no primeiro, foi perguntado a estudantes de faculdade como eles usam as redes sociais e dar a estes avaliações de personalidade. Entre estes estudantes – que possuem pouca idade – os narcisistas preferiram usam o Twitter para expressar suas opiniões para os outros. 

O líder da pesquisa, Elliot Panek, explicou que pessoas jovens superestimam a importância de suas próprias opiniões e, através do Twitter, estes estão tentando difundir tais opiniões para seus círculos sociais e emitir suas ideias sobre uma grande gama de assuntos e tópicos.

No segundo estudo, a média de idade das pessoas era de aproximadamente 35 anos e a estes perguntou-se também como usavam as redes sociais. Isso revelou que os narcisistas neste grupo de idade preferiram o Facebook: isto está relacionado a cuidar de sua própria imagem, de como são vistos, e também verificar como os outros respondem a sua imagem; Os adultos de meia idade usualmente já tem sua vida social formada e usam as mídias sociais para ganhar aprovação daqueles que já estão em seus círculos sociais.

Fonte: PsyBlog

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter